Cartas para família

Atendimento - (31) 3324-1832

Marcar Consulta

Quanto tempo leva para se recuperar de uma cirurgia plástica no nariz?

Postado por: Dr Etienne Soares Miranda
3 nov

A recuperação de uma cirurgia no nariz depende de vários fatores que influenciam no tempo que será necessário para recuperação completa do paciente. Se você quer saber quanto tempo leva para se recuperar de uma cirurgia plástica no nariz, então veja as seguir o processo de recuperação do pós-operatório da rinoplastia.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma cirurgia plástica no nariz?

A recuperação da rinoplastia varia de paciente para paciente. Foto: reprodução Getty imagens.

Recuperação na Rinoplastia

Primeiramente, você deve procurar por um cirurgião capacitado e reconhecido que possua dependências adequadas para a realização do procedimento e que conte com uma equipe para fornecer suporte durante a cirurgia.

Pós-cirúrgico 

Após a cirurgia, o médico pode inserir uma tala de plástico ou metal em sua cavidade nasal. A tala auxiliará o nariz a manter-se posicionado na nova forma enquanto ocorre a recuperação. Tampas nasais ou talas também podem ser inseridas dentro de suas narinas para mobilizar o septo, que é a parte do nariz entre as narinas.

Na sala de repouso você terá toda assistência necessária para sua recuperação. Foto: reprodução Getty Imagens.

Você será encaminhado para uma sala de monitoramento por algumas horas após a cirurgia. É necessário que durante todo o procedimento e após você tenha um acompanhante, principalmente quando for embora para casa, devido à sedação da anestesia. Caso o procedimento for complicado, talvez será necessário permanecer no hospital por um ou dois dias.

Recuperação em casa

Para minimizar o sangramento e o abcesso, é necessário que você realize o repouso de acordo com as orientações médicas.  Você deve repousar com a cabeça elevada acima do peito e manter em uma posição onde o esforço para manter o pescoço seja mínimo.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma cirurgia plástica no nariz?

Seguir as orientações médicas e repousar é crucial para uma boa recuperação. Foto: reprodução Getty imagens.

É normal sentir o nariz entupido durante os primeiros dias, isso ocorre devido ao inchaço ou devido aos enchimentos e telas inseridos nas narinas. Geralmente as talas e os curativos permanecem por até uma semana após a cirurgia. A retirada dos pontos será feita pelo médico e caso você tenha pontos absorvíveis eles se dissolveram e não será necessário remove-los.

Perda temporária de memória, julgamento prejudicado e reflexos lentos são efeitos comuns dos medicamentos utilizados  ​​na cirurgia do nariz. É importante na primeira noite você tenha um amigo ou parente que fique com você.

Quanto tempo demora para a recuperação da cirurgia de rinoplastia?

Após a recuperação completa da cirurgia plástica no nariz. Foto: reprodução Getty imagens.

Você pode ter sangramentos nas duas primeiras semanas o que considerado normal. Um pedaço de gaze será colocado sob o nariz para absorver o sangue e muco que escorrem. O cirurgião orientará com qual frequência você deve trocar as gazes.

Seu médico prescreverá a medicação necessária para ser utilizada em casa quando você tiver algum sintoma como, dores de cabeça, inchaço e desconfortos.

Cuidados no pós-operatório

É recomendado que você  evite as seguintes atividades por algumas semanas após a cirurgia:

  • Atividades físicas extenuantes.
  • Natação.
  • Assuar o nariz.
  • Mastigação excessiva
  • Expressões faciais que exigem muito movimento como sorrir
  • Vestir roupas pela cabeça
  • Apoiar os óculos no nariz
  • Escovação vigorosa dos dentes
  • Exposição ao sol.

Desse modo, as atividades podem ser retomadas gradualmente de acordo com as orientações médicas.

Anestesia da rinoplastia

Caso o procedimento seja mais simples, você receberá anestesia local no nariz, que também anestesiará o rosto. Você também pode obter medicamentos por via intravenosa, mas você ainda estará acordado. Com a anestesia geral você ficará inconsciente.

Tipo de anestesia na rinoplastia. foto: Reprodução Getty Imagens.

Logo após, o cirurgião realizará incisões entre ou dentro da cavidade nasal. A pele da cartilagem ou osso é separada e então é iniciada a remodelagem. Se o nariz precisar de cartilagem, o cirurgião removerá um pouco da orelha ou do interior do nariz. Então caso seja necessário, o médico poderá realizar um  implante ou enxerto ósseo, que é um pedaço de osso adicionado ao osso do nariz.

A cirurgia no nariz geralmente leva de uma a duas horas. Se a cirurgia for complexa, pode demorar mais.

Reações da cirurgia

A área ao redor dos olhos pode ser afetada após a rinoplastia, e você pode sentir dormência, inchaço ou descoloração temporária ao redor das pálpebras por ate um mês.

Raramente, esses sintomas podem durar seis meses e um leve edema pode persistir ainda mais. Aplicar compressas frias ou compressas de gelo, de acordo com as orientações médicas, ajuda na diminuição da descoloração e do abcesso.

Os cuidados de acompanhamento são importantes após a rinoplastia. Certifique-se de que cumpre as suas consultas e segue as instruções do seu médico.

Resultados da rinoplastia

Embora a rinoplastia seja considerada uma cirurgia relativamente segura e fácil, o tempo que leva para se recuperar de uma cirurgia plástica no nariz pode demorar um pouco. A extremidade do nariz é extremamente sensível e pode permanecer dormente e inchada por meses.

Resultado rinoplastia. Foto: Reprodução Getty Imagens.

Antes e depois da rinoplastia. Foto: reprodução Getty Imagens.

Cirurgia plástica no nariz

Cirurgia de rinoplastia após recuperação. Foto: reprodução Getty Imagens.

A recuperação ocorre gradativamente em algumas semanas, mas alguns efeitos podem permanecer por meses. Assim, o resultado final sem inchaço residual pode levar de um ano ou mais para que seja notado plenamente.

Fonte: SBCP http://www2.cirurgiaplastica.org.br/

Ítens relacionados



FacebookTwitter
Open chat