Blog

Prótese de mama não tem relação com câncer de mama

26/04/2010
Autor: Dr. Etienne Soares Miranda | CRM-MG 38222 | RQE 17446 e 19467

Implante de mama bhHá mais de 30 anos, a prótese de silicone é uma técnica utilizada para aumentar ou reconstruir as mamas em todo o mundo, mas, periodicamente, a discussão relativa à colocação dessas próteses e o câncer vem à tona.

As próteses de gel coeso de silicone, utilizadas atualmente, não têm relação com câncer mamário e não causam nenhum tipo de reação prejudicial à saúde. Elas também não impossibilitam a detecção de tumores mamários e realização de exames como mamografia, ultrassom, etc.

Ao contrário, estudos americanos comprovam que as mulheres que possuem implantes mamários “se palpam” e, portanto, realizam auto exame mamário com 10 vezes mais freqüência que as mulheres que não têm prótese. Assim, elas são capazes de detectar um tumor muito mais precocemente, e como o prognóstico do câncer de mamas está diretamente relacionado com a precocidade de sua detecção, essas pacientes tem melhor prognóstico no tratamento de um possível câncer mamário.

Outra preocupação diz respeito à influência das próteses nos exames preventivos para diagnóstico de tumores. Grandes estudos epidemiológicos mostraram que as mulheres com implantes não têm seus exames atrapalhados pela presença das próteses.

Também se sabe que o diagnóstico precoce e o prognóstico de cura do câncer de mama em pacientes com e sem próteses mamárias são os mesmos, provando que não há interferência nessa relação.

Importante é ressaltar que após a decisão de se submeter a uma cirurgia para implante de próteses mamárias, a mulher deve passar por uma avaliação pré-operatória rigorosa para diminuir os riscos de complicações depois da operação.

Para mais informações sobre Cirurgia Plástica BH, visite a página Cirurgia Plástica BH no site do Dr. Etienne

Autor: Dr. Etienne Soares Miranda | CRM-MG 38222 | RQE 17446 e 19467
Open chat