Rinoplastia

A rinoplastia permite, em mãos talentosas, criar uma aparência facial mais equilibrada e harmoniosa, alterando a forma, o tamanho ou o contorno do nariz.

Cirurgia Plástica do Nariz

A rinoplastia, também chamada de “plástica no nariz”, é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, atualmente. Além do procedimento ser realizado para melhora estética, uma plástica no nariz também pode ser realizada para resolver problemas respiratórios funcionais associados, como desvio de septo, trauma e a hipertrofia de cornetos (carne esponjosa).

Dr. Etienne Miranda sabe como aprimorar os detalhes e as nuances de uma plástica nasal, atuando com cirurgia de rinoplastia. Ele tem a experiência e a delicadeza necessárias para moldar o nariz, combinando-o aos outros traços do rosto, enquanto mantém as características únicas de sua etnia.

Se você quer saber como o Dr. Etienne pode tentar melhorar a aparência do seu nariz, agende uma consulta conosco.

Como é realizada a rinoplastia?

Dr. Etienne realizará uma rinoplastia aberta ou fechada, dependendo de suas necessidades. Uma rinoplastia aberta envolve incisões feitas dentro do nariz com uma pequena abertura entre as narinas, região denominada columela. A abordagem aberta é a mais comumente utilizada pelo Dr. Etienne. Para a cirurgia nasal fechada, as incisões são feitas estritamente dentro do nariz. Com qualquer uma das técnicas, a cicatrizes são geralmente imperceptíveis.

Dr. Etienne, durante sua consulta, ajudá-lo-á determinar qual abordagem é mais indicada com base nas mudanças que você gostaria de fazer, seus motivos pessoais para fazer a cirurgia e o formato natural de seu nariz. Por exemplo, se você deseja uma transformação expressiva ou se está passando por um procedimento devido a uma lesão ou trauma, Dr. Etienne geralmente recomenda a abordagem aberta. Isso permitirá que ele faça alterações mais precisas nas estruturas ósseo-cartilaginosa e resolva uma ampla gama de questões estéticas e funcionais. Por outro lado, se você precisar fazer apenas pequenos ajustes, como o refinamento da ponta nasal, uma rinoplastia fechada pode ser a abordagem ideal.

Será definida qual a anestesia indicada para a sua cirurgia, juntamente com o médico anestesista, podendo ser anestesia geral ou anestesia local com sedação, para ajudá-lo a se sentir mais confortável durante o procedimento. No entanto, a anestesia mais utilizada para cirurgias da face é a anestesia geral. Durante a cirurgia, o excesso de tecido, cartilagem e/ ou osso são removidos ou remodelados para atender às suas necessidades individuais. Caso procedimentos faciais complementares sejam necessários para atingir seus objetivos estéticos, como levantar a sobrancelha ou aumentar o queixo, eles podem ser feitos juntamente com o procedimento de rinoplastia.

Muitos cirurgiões, no passado, usavam uma abordagem mais padronizada para a rinoplastia, mesmo para narizes não caucasianos. O nariz operado, muitas vezes, perdia a beleza da individualidade étnica, dando a cada paciente um nariz semelhante. A abordagem do Dr. Etienne é não realizar a cirurgia do nariz dessa maneira, mas adotar uma abordagem artística baseada em manter as qualidades étnicas únicas e atraentes que proporcionam a sua verdadeira beleza. Por esse motivo, o Dr. Etienne é frequentemente procurado para realizar rinoplastia étnica.

Benefícios da rinoplastia

Você provavelmente tem uma imperfeição estética ou funcional que gostaria de corrigir, como tamanho, forma das narinas, alinhamento e problemas com o septo, se você está pensando em fazer uma plástica no nariz.

Ao realizar um procedimento cirúrgico bem sucedido, você pode obter vários benefícios:

  • uma aparência facial equilibrada e simétrica;
  • uma forma nasal mais atraente e harmônica que se encaixa com o resto do seu rosto;
  • correção da assimetria nasal e desvio de septo;
  • melhora da sua respiração;
  • a diminuição da largura do dorso nasal;
  • a correção do perfil do nariz;
  • melhoria da aparência de narinas grandes, largas ou arrebitadas.

Quem é um bom candidato para realizar a cirurgia de rinoplastia?

Bons candidatos para a cirurgia de rinoplastia, geralmente estão bem de saúde e têm expectativas realistas para seus resultados. Embora Dr. Etienne trate pacientes de várias idades, é exigido que os adolescentes tenham pelo menos 15 anos. É importante esperar até que o crescimento esteja completo antes de operar o nariz, pois os resultados podem ser alterados se a cirurgia for realizada precocemente.

Dr. Etienne ajudá-lo-á entender como uma rinoplastia pode fazê-lo atingir seus objetivos estéticos e funcionais e discutirá todos os aspectos do procedimento.

Consulta de rinoplastia

Você precisará agendar uma consulta inicial com Dr. Etienne, antes de prosseguir com sua rinoplastia. Durante essa avaliação, vocês dois conversarão sobre uma ampla gama de assuntos relacionados ao seu procedimento, incluindo seu histórico de saúde, medicamentos dos quais faz uso atualmente e quaisquer outras questões que possam afetar a realização do seu procedimento. A partir daí, o Dr. Etienne avaliará as imperfeições estéticas e funcionais que você quer modificar no seu nariz. Todas essas informações combinadas permitirão que ele avalie se é possível alcançar o resultado desejado com uma rinoplastia.

Dr. Etienne elaborará um plano de tratamento personalizado com base nas suas necessidades, assim que a consulta for concluída. Ele fará recomendações sobre qual abordagem de rinoplastia funcionará melhor, os possíveis resultados e o tipo de anestesia que será utilizada. Todo esse cuidado é para que você se sinta completamente preparado para a jornada que tem pela frente.

Resultado da rinoplastia

O aspecto mais emocionante de sua plástica no nariz é, sem dúvida, o resultado final. Antes da cirurgia, Dr. Etienne fará uma prévia dos resultados esperados, usando a tecnologia de imagem digital, para que você saiba o que pode esperar após o procedimento.

O resultado final da sua cirurgia plástica no nariz, no entanto, poderá levar até dois anos para se desenvolver. Durante esse tempo, o formato do seu nariz estará se acomodando e todo o inchaço e hematomas ainda estarão diminuindo, mas é possível notar uma diferença na forma, aparência e função do seu nariz já nas primeiras semanas após o procedimento.

Escolha do cirurgião plástico

O nariz é uma característica central do rosto. Escolher o cirurgião certo ajudá-lo-á obter a aparência desejada, diminuir a chance de riscos e complicações e permitir que você se sinta confiante na decisão de se submeter à remodelação do nariz. É importante checar se o médico responsável pelo procedimento tem cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina da região em que atua e se, de fato, é habilitado em cirurgia plástica. A rinoplastia é considerada um dos procedimentos mais complexos da cirurgia plástica facial e por isso muitos cirurgiões plásticos não a realizam. A experiência e treinamento do Dr. Etienne proporcionaram-lhe uma compreensão profunda da estrutura e equilíbrio facial e como essa estrutura e equilíbrio facial podem ser melhorados para criar mais harmonia para cada paciente.

Desejando agendar uma consulta, basta clicar em “agende sua consulta” ou ligue agora para (31) 3324-1832.

Você ainda tem dúvidas sobre a cirurgia de rinoplastia? Saiba mais a seguir.

Rinoplastia Étnica: as técnicas modernas de rinoplastia étnica permitem que você celebre sua individualidade e cultura, enquanto ainda faz ajustes no tamanho, formato e função do nariz.

Rinoplastia Feminina: a cirurgia de nariz ou rinoplastia é o procedimento que o Dr. Etienne usará para remodelar o nariz de uma mulher, proporcionando o tamanho e formato indicados para o seu rosto.

Rinoplastia Masculina: a face masculina tem particularidades estéticas diferente das mulheres. Conte com o Dr. Etienne para ajudá-lo a compreender qual abordagem deixará seu nariz mais harmonioso com suas outras características faciais.

Revisão de Rinoplastia: caso tenha realizado uma cirurgia de nariz e não tenha ficado satisfeito com o resultado, verifique se o Dr. Etienne pode realizar uma cirurgia de rinoplastia secundária para você.

Rinoplastia com implante de queixo: nessas cirurgias combinadas, seu nariz é esculpido em uma forma e tamanho mais atraentes, e seu queixo é aumentado com um pequeno implante de silicone.

Rinoplastia Funcional: você tem dificuldade de respirar, ronca à noite, sofre de alergias ou tem o olfato comprometido? Esses problemas podem ser resolvidos por meio de um procedimento corretivo conhecido como septoplastia.

Videos

O que é rinoplastia e por que é realizada?

A rinoplastia, também conhecida como plástica do nariz, é um procedimento cirúrgico que visa melhorar o formato e o tamanho do nariz e corrigir problemas funcionais.

Dr. Etienne realiza a rinoplastia com o objetivo de criar equilíbrio e harmonia com as demais características faciais. Mesmo um pequeno ajuste pode criar uma melhoria expressiva na aparência facial geral.

Existem riscos associados à rinoplastia?

A rinoplastia é um procedimento muito seguro. No entanto, como em qualquer procedimento cirúrgico, a rinoplastia acarreta alguns riscos, como: sangramento, infecção, reação adversa à anestesia, dificuldade em respirar pelo nariz, dormência permanente dentro e ao redor do nariz, a possibilidade de um nariz de aparência irregular, dor e inchaço que podem persistir, cicatrizes visíveis, perfuração septal, necessidade de cirurgia reparadora e outros.

Tudo isso será discutido para que você esteja totalmente informado. Sua consulta é um primeiro passo importante, pois avaliaremos sua saúde e suas preocupações estéticas sobre o formato, tamanho ou projeção do nariz.

Como é a recuperação da rinoplastia?

A recuperação da rinoplastia é relativamente simples e dura em média 10 a 15 dias. Nos primeiros dias, será necessário que você mantenha a cabeça elevada. Podem ocorrer alguns hematomas e inchaço por alguns dias após a cirurgia. Um desconforto leve é​​ normal e pode ser aliviado com medicação oral. Os pacientes do Dr. Etienne geralmente podem voltar ao trabalho uma semana após a cirurgia, mas todas as atividades extenuantes devem ser evitadas nas primeiras três semanas. Cada paciente receberá mais detalhes sobre como eles podem ter uma recuperação adequada e segura, contando com o apoio do Dr. Etienne e equipe durante todo o processo de recuperação.

Quanto custa a cirurgia de rinoplastia?

O custo exato de uma rinoplastia na cidade de Belo Horizonte com Dr. Etienne pode variar de acordo com a complexidade do seu caso. Durante sua consulta, ele explicará detalhadamente seu plano cirúrgico e detalhará o preço exato do procedimento.

Ressaltamos que você deve desconfiar de qualquer oferta divulgada na internet ou em outros meios de comunicação, que contenham valores da cirurgia plástica do nariz, uma vez que essa prática é terminantemente proibida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

A rinoplastia pode ser combinada com outros procedimentos?

Sim, pode. A rinoplastia pode ser associada com outros procedimentos cirúrgicos que podem complementar os resultados. Os mais comuns são lifting facial, blefaroplastia e aumento de queixo. A combinação de procedimentos cirúrgicos pode reduzir seu tempo de repouso geral e ajudá-lo a obter uma aparência mais jovem em apenas uma operação cirúrgica. Converse com o Dr. Etienne sobre suas expectativas e necessidades, para que ele possa desenvolver um plano de tratamento abrangente e personalizado para você.

A rinoplastia é dolorosa?

A cirurgia plástica nasal em si não dói quase nada no pós-operatório. Após o procedimento, você pode sentir algum desconforto nos estágios iniciais da recuperação. Seus sintomas podem ser controlados com medicação para a dor, que normalmente não é necessária por muito tempo.

Dr. Etienne realiza revisão de rinoplastia (rinoplastia secundária)?

Sim. Como um cirurgião plástico habilidoso e experiente, o Dr. Etienne frequentemente realiza cirurgias de revisão de rinoplastia para pacientes que obtiveram um resultado insatisfatório com um cirurgião anterior. A rinoplastia secundária pode ser um procedimento muito complexo e alguns cirurgiões não são capazes de executá-la. Usando seu vasto conhecimento em rinoplastia e técnicas avançadas de reconstrução nasal, Dr. Etienne pode desenvolver um plano cirúrgico personalizado para tentar atingir seus objetivos.

Por que a rinoplastia secundária é mais difícil de realizar do que a rinoplastia primária?

A rinoplastia secundária, também conhecida como rinoplastia de revisão, é realizada para corrigir resultados indesejáveis ​​da cirurgia nasal original (primária). Os pacientes podem buscar a rinoplastia sencundária quando sentirem que seus resultados com a rinoplastia primária são indesejáveis, de aparência não natural ou desequilibrada com a face, ou devido a problemas respiratórios após a cirurgia original.

Alguns cirurgiões optam por não realizá-la, porque os fatores associados à rinoplastia primária tornam sua realização mais difícil. Esses fatores podem incluir tecido cicatricial da cirurgia original, a necessidade de reforçar a estrutura nasal com cartilagem e enxertos compostos e variáveis ​​desconhecidas.

Quais benefícios adicionais da rinoplastia?

Você pode ter melhora da funcionalidade, além da satisfação de ter um nariz que embeleza o rosto. Quando você respira com mais facilidade, pode perceber que dorme melhor e se sente mais disposto durante o dia. Dormir melhor à noite também pode ajudar a reduzir as olheiras e ter uma aparência mais descansada.

A nova aparência do seu nariz pode fazer que você se sinta mais seguro. Quando você se sente melhor consigo mesmo, isso pode trazer mais confiança e satisfação para sua vida pessoal e profissional. É uma experiência fortalecedora.

Quais os riscos da rinoplastia?

Raramente uma cirurgia de rinoplastia provoca sérias complicações. Isso deve-se ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras.

Em que posição deverei dormir, nos primeiros dias?

Sempre com a cabeça discretamente elevada do leito (travesseiro). Manter-se com a face voltada para cima , sempre que possível.

Qual a evolução pós-operatória da rinoplastia?

Não se esqueça de que, até que se atinja o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, dificuldade respiratória nos primeiros dias, são comuns a todos pacientes; evidentemente, alguns apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros. Esperamos que você esteja neste grupo. Caso não esteja, não se preocupe. Dê tempo para que seu organismo se encarregue de dissipar todos os pequenos transtornos. É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião plástico. Geralmente, existe um período de euforia, logo que se retira o gesso ou o imobilizador (7º dia). Em raros casos, uma discreta ansiedade advém, em decorrência do aspecto transitório do edema e das manchas sanguíneas. Isto é passageiro e geralmente reflete o desejo de se atingir o resultado final o quanto antes. Tenha paciência. Lembre-se de que nenhum resultado de cirurgia estética do nariz deverá ser avaliado antes do 6º mês pós-operatório.

O resultado da cirurgia estética do nariz compensa?

Evidentemente. A rinoplastia proporciona grandes satisfações. Lembre-se do que lhe foi dito anteriormente: cada caso é analisado individualmente na 1ª consulta, ocasião em que lhe são esclarecidos todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles que, por lapso, não tenham sido mencionados. Se médico e paciente decidirem pela cirurgia, é porque o resultado compensa. Caso contrário, deve-se recusar a operação.

Orientações Pós-Operatórias

Para mais informações sobre este tipo de cirurgia entre em contato conosco para maiores esclarecimentos.



Open chat