Cartas para família

Atendimento - (31) 3324-1832

Marcar Consulta

O que saber antes de fazer uma rinoplastia?

Postado por: Dr Etienne Soares Miranda
30 out

A rinoplastia é um dos tipos mais comuns de cirurgia plástica e é realizada com o intuito de alterar o formato do nariz modificando o osso ou a cartilagem. O que saber antes de fazer uma rinoplastia é um dos assuntos que vamos abordar a seguir juntamente com informações preciosas sobre a cirurgia no nariz.

Porque fazer uma rinoplastia?

As pessoas realizam uma rinoplastia para reparar o nariz após uma lesão, para corrigir problemas funcionais ou imperfeições, ou por insatisfações relacionadas à aparência nasal. Na rinoplastia as alterações que o cirurgião pode realizar são:

Avaliação em consulta pré-operatória.

  • Modificação no tamanho
  • Mudança no ângulo
  • Reestruturação da ponte
  • Remodelagem da ponta
  • Estreitamento das abas nasais

Realização de rinoplastia. foto: Reprodução Getty imagens.

Caso a rinoplastia esteja sendo realizada com intuito estético é recomendado que  o osso nasal esteja totalmente crescido, por volta de 15 anos de idade.. No entanto, se a rinoplastia for solicitada em razão de uma deficiência respiratória, a cirurgia poderá ser realizada por pessoas mais jovem.

Riscos da rinoplastia

Qualquer cirurgia apresenta algum risco, incluindo infecções, sangramentos ou uma reação à anestesia. A cirurgia no nariz também pode aumentar o risco de:

  • Problemas respiratórios
  • Hemorragia nasal
  • Dormência
  • Assimetria
  • Cicatriz

Muito raramente, há relatos de pacientes que não ficarão satisfeitos com a cirurgia nasal.

Para evitar intercorrências é necessário seguir as orientações médicas. Foto: reprodução Getty Imagens.

No caso de reparos e se você deseja uma segunda cirurgia, deverá esperar a recuperação do nariz até esteja totalmente cicatrizado antes de operar novamente, o que pode levar cerca de um ano ou mais.

Preparação para cirurgia no nariz -O que saber antes de fazer uma rinoplastia

Primeiramente, você deve procurar por um cirurgião ideal para discutir se a rinoplastia é indicada e quais técnicas podem ser utilizadas no seu caso.

Preparo inicial para a realização da rinoplastia. Foto: reprodução Getty Imagens.

Em consulta inicial, o cirurgião perguntará sobre o seu histórico médico, medicamentos e condições médicas atuais. Exames de sangue e outros exames de laboratoriais podem ser solicitados, assim como exames de imagem e é um dos principais fatores que você precisa saber antes de fazer uma rinoplastia.

Um exame físico será realizado na parte interna e externa do nariz para determinar quais tipos de alterações pode ser realizada na cirurgia.

Cirurgia adicional

Seu cirurgião também irá considerar a realização de uma cirurgia adicional ao mesmo tempo. Por exemplo, algumas pessoas também podem aumentar o queixo, procedimento para definir melhor o queixo, ao mesmo tempo em que a rinoplastia.

Procedimentos adicionais podem ser realizados juntamente com a rinoplastia. Foto: reprodução Getty imagens.

O que saber antes de fazer uma rinoplastia e uma cirurgia adicional é o que influencia no resultado, pois conhecer o próprio corpo aumenta as chances de uma recuperação tranquila e rápida.

Fotos

Também serão feitas fotos do seu nariz de vários ângulos. Essas fotos serão examinadas a cada resultado de longo prazo da cirurgia e pode ser analisada durante a cirurgia.

Fotos serão retiradas para comparação e acompanhamento posterior. Foto: reprodução Getty Imagens.

Medicamentos

O uso de alguns analgésicos deve ser evitado por duas semanas antes e duas semanas depois da cirurgia. Seu médico orientará sobre quais medicamentos você pode tomar.

O cirurgião prescreverá a medicação que deve ser utilizada em casa. Foto: reprodução Getty Imagens.

Certos medicamentos retardam o processo de coagulação do sangue e podem fazer você sangrar mais. Informe o seu cirurgião sobre os medicamentos e suplementos que você está ingerindo, para que possa ser realizada a adequação ou suspensão dos fármacos.

Cigarros

Pessoas que fumam possuem mais dificuldade de cicatrização com a rinoplastia, pois o cigarro atrasa o processo de regeneração dos tecidos.

É proibido fumar antes e depois da cirurgia de rinoplastia. Foto: reprodução Getty Imagens.

A nicotina retrai os vasos sanguíneos, minimizando o oxigênio e o sangue que chega aos tecidos em processo cicatrização. Descontinuar o uso de cigarros antes e depois da cirurgia pode ajudar  na evolução da cicatrização.

Custo

Os custos com uma cirurgia plástica se inicia antes mesmo do procedimento ser realizado, por isso certifique-se de analisar o valor total que envolve a sua cirurgia. Caso a sua rinoplastia for por motivos cosméticos, é provável que o plano de saúde não cubra o procedimento.

Fonte: SBCP http://www2.cirurgiaplastica.org.br/

Ítens relacionados



FacebookTwitter
Open chat