Cartas para família

Atendimento - (31) 3324-1832

Marcar Consulta

Como dormir depois de uma rinoplastia?

Postado por: Dr Etienne Soares Miranda
3 nov

A fase de recuperação de uma cirurgia no nariz é crucial para um resultado satisfatório. Por isso muitas vezes surgem questionamentos relacionados ao repouso e como ele deve ser feito, então fica a dúvida de como dormir depois de uma rinoplastia.

Dormindo após rinoplastia

Posição para evitar desconforto após rinoplastia. Foto: reprodução Getty imagens.

Se você quer saber como deve ser a recuperação e qual a melhor maneira de dormir após a cirurgia de nariz, veja a seguir as dicas e orientações sobre pós-operatório da rinoplastia.

Posso dormir de lado após a rinoplastia?

Como dormir depois de uma rinoplastia?

Dormindo de lado após rinoplastia. Foto: reprodução Getty imagens.

Após a cirurgia de rinoplastia, para diminuir  os edemas, é melhor que sua cabeça e nariz fiquem acima do coração, por algum tempo após a cirurgia de rinoplastia. Você também pode dormir em uma cadeira reclinável, se achar mais confortável.

Posso deitar de costas após rinoplastia?

Deitar de costas pode ser agradável para a maioria das pessoas, mas é uma atividade perigosa para pacientes que acabaram de realizar uma rinoplastia. Se a cabeça estiver no mesmo nível do coração, o fluxo sanguíneo para o rosto e para o nariz aumentará.

Dormir de barriga para cima após rinoplastia

Dormir de barriga para cima no pós operatório da rinoplastia. Foto: reprodução Getty imagens.

E isso pode resultar em sangramentos excessivos, aumento dos edemas e desconforto ainda maior. A melhor posição é com a cabeça apoiada em um travesseiro ou durma em uma cadeira reclinável.                

Como dormir corretamente após a rinoplastia?

Durma sempre com a cabeça elevada durante as primeiras semanas. Recoste e encontre uma posição em que seu pescoço fique confortável. Evite assoar o nariz e sempre que possível descanse também os olhos.

Como dormir depois de uma rinoplastia?

Modo correto de dormir após cirurgia de rinoplastia. Foto: reprodução Getty imagens.

Não realize movimentos bruscos com a cabeça e coloque apoio para o pescoço se necessário. O importante é que mantenha a elevação da parte superior do corpo em uma posição que cause menos desconforto possível.

Movimentos involuntários durante o sono

Você pode se movimentar sem querer durante a noite enquanto dorme, mas para que não realize movimentos bruscos você deve tomar alguns cuidados.

Tomar a medicação prescrita pelo médico, tentar relaxar e manter a cabeça em uma posição confortável pode evitar que você realize movimentos involuntários. Caso coloque a mão no rosto é possível que acorde imediatamente, pois o seu cérebro estará atento para os toques na região.

Tenha sempre um acompanhante para dormir nos primeiros dias para que evite ficar levando durante a noite para tomar água e os medicamentos e para auxiliar caso você esteja em uma posição ruim durante a noite.

Evite cafeína

Cafés, chás, refrigerantes e bebidas que contém cafeína devem ser evitados durante o processo de recuperação da rinoplastia.

cafeína e pós-operatório

Evita a cafeína durante o pós-operatório. foto: reprodução Getty imagens.

Isso porque a cirurgia em si já gera um desconforto e dificuldade para dormir e cortar a cafeína pode ajudar na hora de repousar para dormir. Substitua o café por chás de ervas ou caso não consiga evitar, prefira um descafeinado.

Tome a medicação correta

Siga sempre a prescrição do seu médico. A dor tornará o processo de dormir mais difícil, mas os medicamentos podem ajudá-lo a descansar.

Como dormir depois de uma rinoplastia?

Somente tome a medicação prescrita pelo médico. Foto: reprodução Getty Imagens.

Nunca tome medicamentos que não foram prescritos pelo cirurgião, pois você pode atrapalhar a recuperação, afinar o seu sangue e te ficar acordado a noite inteira por causa de medicações erradas.

Dormindo normal após rinoplastia

A recuperação completa da rinoplastia geralmente leva cerca de um ano, no entanto, a maioria dos edemas e equimoses desaparecerá no final da segunda semana, o que significa que você se sentirá mais confortável e o sono será mais tranquilo e menos desconfortável.

Dormindo melhor após cirurgia plástica

Após a recuperação a funcionalidade do nariz e os desconfortos melhoram. Foto: reprodução Getty imagens.

Fonte: SBCP http://www2.cirurgiaplastica.org.br/

Ítens relacionados



FacebookTwitter
Open chat