Cartas para família

Atendimento - (31) 3324-1832

Marcar Consulta

Rinoplastia O Que é?

Postado por: eduardo
1 jun

Rinoplastia é uma cirurgia realizada no nariz onde a sua finalidade é fazer uma nova remodelagem na estrutura nasal, tanto na parte óssea e na parte cartilaginosa, esse procedimento é um dos mais procurados por maior parte das pessoas, além de melhorar a aparência do nariz  deixando o rosto mais harmonioso e também uma solução  para as pessoas que possuem dificuldades respiratórias.

A estrutura do nariz é feita de ossos e a porção inferior é composta por cartilagem. A rinoplastia pode alterar tanto os ossos como cartilagens e pele ou os três. Ao planejar a rinoplastia, seu cirurgião considerará suas outras características faciais, a pele do nariz e o que você gostaria de mudar. Se você é candidato à cirurgia, seu cirurgião desenvolverá um plano personalizado para você.

A rinoplastia pode também alterar o tamanho, a forma ou as proporções de um nariz. A rinoplastia pode ser feita para reparar deformidades após uma lesão, corrigir um defeito de nascença ou melhorar algumas dificuldades respiratórias.

Antes da cirurgia plástica no nariz (rinoplastia), o médico cirurgião deve garantir que o paciente entenda completamente o procedimento e seus riscos e benefícios. A rinoplastia é um procedimento seguro, é importante que a cirurgia seja sempre realizada por um médico especialista.

Quais os Tipos de Rinoplastia?

Existem duas abordagens principais para a rinoplastia cirúrgica: a abordagem fechada (endonasal) e a abordagem aberta (externa).

Rinoplastia Fechada

Todas as incisões cirúrgicas da rinoplastia fechada são feitas dentro das narinas. As incisões paralelas envolvem cerca de metade do revestimento da narina, mas nenhuma parte da incisão pode ser vista externamente e não há cicatriz visível. Embora não ter uma cicatriz visível possa ser um grande benefício, existem desafios consideráveis ​​e limitações técnicas associadas a essa abordagem.

O reposicionamento da pele nasal é difícil e as narinas direita e esquerda ficam desconectadas; portanto, todo o procedimento deve ser realizado através de aberturas cirúrgicas estreitas e com visibilidade limitada. A distorção da cartilagem nasal também é inevitável, porque acessar a estrutura nasal requer alongamento vigoroso da pele nasal.

“Com a rinoplastia fechada, a cicatrização, o inchaço e as alterações no nariz ocorrem durante um período de cerca de seis meses”, explica o Dr.Etienne

Rinoplastia Aberta

A rinoplastia aberta, o cirurgião faz uma pequena incisão em ponte, chamada incisão trans-columelar, para unir as incisões nas narinas direita e esquerda. A pele nasal pode ser dobrada para cima e fornecer visibilidade aberta da estrutura nasal inferior. A abordagem da rinoplastia aberta permite uma distorção mínima da cartilagem nasal e a maioria dos componentes individuais do esqueleto nasal pode permanecer inalterada.

“Com a rinoplastia aberta, devido à elevação e à incisão extra presente, tende a haver mais inchaço na ponta do nariz que dura mais tempo”, explica o Dr. Etienne. “A aparência após uma rinoplastia de abordagem aberta pode sofrer algum grau de alteração por até dois anos.”

Uma rinoplastia aberta pode envolver cicatrizes externas, mas a abordagem pode ser mais precisa, versátil e eficaz para o trabalho da ponta nasal, porque o cirurgião tem total visibilidade ao remodelar o nariz.

Melhores Cirurgiões Plásticos de BH

A Plastica no Nariz é Uma Simples Cirurgia?

Como toda cirurgia envolve riscos, então a resposta é não. A cirurgia de rinoplastia é altamente técnica devido a alguns fatores. O nariz além de ficar no meio do rosto ele é muito complexo para ser operado, por tanto todas as alterações realizadas durante a cirurgia de rinoplastia serão na maior parte pequenas, más que farão grandes diferença no rosto do paciente e na funcionalidade do nariz. Sendo que se o medico não for especialista em rinoplastia o paciente corre o risco de obter um resultado indesejado.

O inchaço e a colocação de anestésico local na pele distorcem o nariz durante a cirurgia, ocultando muitas das mudanças sutis feitas. A rinoplastia também não possui um plano padrão ou ordem de etapas. Os médicos adaptam cada operação às necessidades do paciente.

Recuperação Após Cirurgia de Rinoplastia

A rinoplastia é quase sempre um procedimento ambulatorial , o que significa que os pacientes voltam para casa no mesmo dia após a cirurgia.

Os pacientes geralmente experimentam uma quantidade leve a moderada de dor ou desconforto nos primeiros 3 dias após a cirurgia. Medicamentos para a dor oral são suficientes para controlar o desconforto.

“A maioria dos pacientes geralmente se sente muito melhor apenas alguns dias após o procedimento”, diz o Dr. Etienne. “A dor com uma rinoplastia é mais do que se fizermos apenas cirurgia nasal interna, mas a maioria das pessoas já passou da maior parte disso até o final da primeira semana”.

Após a cirurgia de plastica no nariz, haverá algum inchaço. O inchaço pode levar muitos meses para ser resolvido, A maior parte dos pacientes geralmente voltam a realizar a maioria das atividades após uma semana e retomam todas as atividades após duas a quatro semanas.

Antes de realizar a cirurgia plastica, você deve procurar por um medico cirurgião com uma boa reputação entre os pacientes e entre os outros médicos. Se o seu cirurgião publicou artigos médicos relacionados à rinoplastia e é convidado a falar em conferências educacionais, esse é geralmente um sinal de que seus colegas reconhecem sua especialidade em rinoplastia.

Certifique-se de que sua cirurgia será realizada em um centro cirúrgico ou hospital credenciado. Você provavelmente também deve se sentir confortável com seu cirurgião. Procure um cirurgião que possa lhe explicar em termos compreensíveis o que acontecerá durante a cirurgia. Agende a sua consulta com um Especialista em Rinoplastia

, , , , , , , ,

Ítens relacionados



FacebookTwitter