Blog

Mamoplastia: Com Prótese. De Redução

03/04/2019
Autor: Dr. Etienne Soares Miranda | CRM-MG 38222 | RQE 17446 e 19467

A mamoplastia é um procedimento cirúrgico feito por um médico de cirurgia plástica, com o intuito de transformar e modificar o formato das mamas, com o objetivo fazer com que fique mais harmonioso e proporcional ao restante do corpo do paciente. Elas podem ser aumentadas, diminuída ou mesmo somente alterar a aparênciamamoplastia.tipos.imagens.

Quais são os Tipos de Mamoplastia

Mesmo sendo conhecida com o mesmo termo, existem variações da mesma. A finalidade da mamoplastia pode ser diferente dependendo do procedimento usado na cirurgia. Entenda como é cada uma delas:

  • Mamoplastia de Aumento

Esse procedimento é feito pelo público de mulheres que geralmente que tem seios muito pequenos que recorrem à cirurgia de mamoplastia de aumento para realizar a colocação de implantes de silicone nos seios. Existem também quem busque aumentar as mamas para enrijecer e, ou, porque seios maiores estão associados à sensualidade propagada na sociedade. Esse procedimento é feito usando uma prótese que dá firmeza, formato e aparência natural da mama.

O implante de silicone e inserido por uma pequena incisão no paciente que pode ser feito no sulco mamário, aréola ou axila. Pode também ser colocado sob ou sobre o músculo, ou seja, o implante pode ser inserido abaixo da glândula ou do músculo. A escolha da fixação da prótese se vai ser na frente ou atrás do músculo peitoral, vai variar de acordo com o tipo de mama do paciente. Se o paciente possui pouca glândula, normalmente se põe atrás do músculo para que os implantes fiquem mais naturais e menos aparente. Quando o paciente tem uma maior quantidade de glândula que possa cobrir satisfatoriamente todo o implante, então se coloca-se na frente do músculo.

mamoplastia.aumento.imagem

  • Mamoplastia Redutora

Esse procedimento é para pacientes com mamas muito volumosas, desproporcionais, que possa ser devido ao peso, ou genética que causam desconforto e dor na coluna. E outro problema é que seios muito grandes costumam ter sua queda, na maior parte das vezes precocemente, e está associada à flacidez causada pelo excesso de gordura mamária.

As mamas grandes por causa do peso e do volume podem provocar dores nas costas, além de marcas acentuadas nos ombros por causa do sutiã. A técnica da mamoplastia redutora vai remover o excesso de gordura mamaria, e o tecido glandular e também a pele para alcançar um tamanho de mama proporcional com o corpo do paciente. Geralmente as cicatrizes são feitas em T invertido (no sulco mamário), a periareolar e ainda o L. Mas isso vai depender da mama do paciente, o médico cirurgião vai avaliar a quantidade de pele flácida retirada e qual será o tipo de incisão.

mamoplastia.redutora.imagem

  • Mamoplastia Reparadora

O procedimento da mamoplastia reparadora também é classificada como mastoplastia. Neste tipo de procedimento são tratadas as assimetrias mamárias acentuadas, a diminuição da aréola, entre outros casos. Essa cirurgia é feita para corrigir a diferença em tamanhos, formatos ou posição das mamas e/ou aréolas, mas o procedimento a ser realizado vai depender da necessidade e do caso de cada paciente. Sendo que, em alguns casos podendo colocar implantes na mama menor, reduzir o tamanho da mama maior, reposicioná-los, etc. Então o procedimento está relacionado ao tipo de assimetria que existe em cada paciente e sera feita aplicação de uma determinada técnica.

mamoplastia.reparadora.imagem

  • Mamoplastia Reconstrutiva

Essa técnica é mais indicada para o paciente que tem ou teve câncer de mama, ou casos de queimadura, acidentes onde é preciso retirar parte da mama ou ela completamente (a chamada mastectomia).

Nesse procedimento de mamoplastia reconstrutiva, o médico cirurgião precisa refazer a mama do paciente, e em maior parte dos casos é necessário remover tecido de outras regiões do corpo (como costas, abdômen) para a mama ser reconstruída.                   A reconstrução mamária tem duas variantes: quando a cirurgia é feita posteriormente da retirada da mama, ou podendo ser feita ao mesmo tempo que a mastectomia. Lembrando que, cada paciente tem uma indicação diferente de tratamento.

Mamoplastia Reconstrutiva.imagem

  • Mastopexia

Essa técnica também conhecida como lifting mamaria ou de mama, é realizada para levantar o tecido das mamas caídas (com ptose), e está associada também à flacidez.  Maior parte das pacientes que se submetem a mastopexia vai também colocam prótese de silicone. Mas o uso de implante de silicone pode depender da textura, excesso de pele e da densidade do tecido mamário e somente a queda. Sobre a cicatriz da cirurgia do levantamento da mama, sendo ela com ou sem implante, pode ser apenas vertical, isto é, da aréola até o sulco da mama,ou associada com outra cicatriz no sulco da mama, também chamada de T invertido.

Mastopexia.imagem

Quem Pode Fazer Mamoplastia?

Mamoplastias são indicadas para todas as mulheres que apresentem problemas nas mamas, como casos de seios caídos, seios muito grande ou muito pequeno. Mas as mamoplastias reconstrutivas vão ser realizadas em caso mais extremos como remoção da mama devido a algum tumor, trauma ou doença.

Qual é o profissional que realiza a mamoplastia?

Todas as cirurgias plásticas, como no caso da mamoplastia, precisa ser realizada por cirurgiões plásticos competentes. Sempre em um Hospital com uma boa infraestrutura para emergências. Nunca faça procedimentos complexos assim em clinicas de estéticas, pode ser perigoso a sua vida.

Agende sua avaliação na clinica Dr.Etienne Miranda. Acesse link abaixo

Consulta

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através do Instagram: @clinicasollos

Dr. Etienne Soares Miranda
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 38.222 | RQE: 17446 e 19467

Autor: Dr. Etienne Soares Miranda | CRM-MG 38222 | RQE 17446 e 19467
Open chat