A otoplastia , comumente conhecida como cirurgia de orelha , trata-se da correção no formato das orelhas, na maioria dos casos em pacientes com “orelha em abano”, cujas formas trazem as bordas laterais mais afastas da cabeça, causando a impressão de serem maiores que o normal.

A boa notícia é que este procedimento, ao contrário de outros, pode ser realizado em crianças com idade entre 5 e 7 anos, pois com essa idade as orelhas já apresentam a forma e tamanho bem próximo a de um adulto.

A otoplastia exige, não apenas uma grande perícia do cirurgião, como um apurado senso estético, pois ele terá que esculpir a cartilagem da orelha, criando assim um novo desenho. Para isso, o cirurgião faz uma pequena incisão parte inferior da orelha expondo assim cartilagem que será moldada.  A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação. Pode-se dizer que a otoplastia é um procedimento relativamente simples, deixando apenas uma discreta cicatriz que por sua vez fica oculta atrás da orelha.

15 dias após a cirurgia os pontos podem ser retirados, nesse ínterim e o paciente deve usar uma faixa elástica no local, comprimindo as orelhas. Na maioria dos casos os resultados são muito satisfatórios.

Para mais informações sobre otoplastia, acesse a página otoplastia BH no site do Dr. Etienne.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA