Otoplastia

A cirurgia de otoplastia remodela a forma e a proporção das orelhas. É um procedimento que pode aumentar significativamente a autoconfiança das pessoas.

Cirurgia de Orelha

Orelhas grandes costumam ser uma fonte de provocação na infância. Mesmo quando adultos, podemos nos sentir constrangidos em relação ao formato das nossas orelhas. A otoplastia, também conhecida como cirurgia de orelha, é um procedimento de cirurgia plástica que visa corrigir a forma, a posição ou as proporções das orelhas.

A cartilagem da orelha é remodelada para uma aparência mais natural, dando equilíbrio entre as orelhas e a face, utilizando técnicas especiais de sutura.

Esta é uma das poucas cirurgias plásticas realizadas em crianças e é possível realizá-la, a partir dos sete anos de idade. Após essa idade, o crescimento da cartilagem auricular é bem reduzido e não há alteração do resultado da cirurgia com o passar dos anos.

Se você quer saber mais sobre a cirurgia de otoplastia, clique aqui e agende uma consulta com o Dr. Etienne.

O que é otoplastia?

A otoplastia é um procedimento cirúrgico recomendado para melhorar a forma e a posição das orelhas de um indivíduo. Comumente conhecida como fixação auricular, cirurgia estética do ouvido ou cirurgia de orelha de abano, a otoplastia pode tratar uma variedade de imperfeições, como orelhas deformadas, irregulares ou excessivamente grandes. É mais frequentemente realizada como um meio de aproximar as orelhas salientes da cabeça.

Existem tipos diferentes de otoplastia:

  • aumento da orelha: algumas pessoas podem ter orelhas pequenas ou que não se desenvolveram completamente. Nesses casos, elas podem querer fazer uma otoplastia para aumentar o tamanho da orelha externa;
  • fixação da orelha: este tipo de otoplastia envolve aproximar as orelhas da cabeça. É realizado em indivíduos cujas orelhas projetam-se proeminentemente nas laterais da cabeça;
  • redução de orelha: macrotia ocorre quando as orelhas são maiores do que o normal. Pessoas com macrotia podem optar por fazer uma otoplastia para reduzir o tamanho das orelhas.

Quando é recomendado fazer a cirurgia de otoplastia?

A cirurgia pode ser recomendada nos seguintes casos:

  • se você nasceu com orelhas muito grandes ou pequenas;
  • se suas orelhas são desproporcionais à sua face;
  • se suas orelhas possuem aspecto de abano;
  • se você sofreu uma lesão que afetou negativamente a forma ou o posicionamento de suas orelhas;
  • se acredita que sua autoestima ou autoimagem podem melhorar com esse procedimento.

Você, provavelmente, é um bom candidato para este procedimento, se está com boa saúde geral e possui, expectativas realistas em relação a ele.

Como é realizada a cirurgia de otoplastia?

A otoplastia geralmente é realizada sob anestesia geral. Uma incisão é feita na parte de trás e, possivelmente, na frente da orelha. Por meio dessas incisões, a cartilagem é raspada, dobrada, talhada e removida. A pele é, então, fechada e um curativo bem ajustado é colocado. O tratamento de cada orelha leva cerca de uma hora.

A arte dessa operação inclui não apenas a criação de uma bela orelha, mas também uma previsão assertiva do que ocorrerá durante a recuperação.

É necessário contar com um cirurgião plástico experiente. Conheça mais sobre Dr. Etienne, clicando aqui.

Consulta inicial de cirurgia de orelha

O sucesso e a segurança da sua cirurgia plástica na orelha dependem muito da sua total franqueza durante a consulta. Dr. Etienne fará várias perguntas sobre sua saúde, seus desejos e seu estilo de vida.

Esteja durante sua consulta inicial, preparado para conversar sobre:

  • por que você quer o procedimento, suas expectativas e resultado desejado;
  • condições médicas, alergias a medicamentos e tratamentos médicos;
  • uso de medicamentos, vitaminas, suplementos, álcool, tabaco e drogas atuais;
  • cirurgias anteriores.

Dr. Etienne, no momento da consultai irá:

  • avaliar o seu estado geral de saúde e quaisquer condições de saúde ou fatores de risco pré-existentes;
  • tirar fotos para seu registro médico;
  • discutir suas opções e recomende um curso de tratamento;
  • discutir os resultados prováveis ​​da cirurgia de ouvido e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

É importante que você compreenda todos os aspectos de sua cirurgia de ouvido. É natural ficar nervoso com isso, seja por empolgação com seu novo visual antecipado ou por um pouco de estresse pré-operatório. Não tenha vergonha de falar sobre esses sentimentos com Dr. Etienne.

Como devo me preparar para uma cirurgia de ouvido?

Você deve ao se preparar para uma cirurgia de ouvido:

  • realizar os exames de laboratório solicitados;
  • parar de fumar no mínimo 30 dias antes da cirurgia;
  • evitar tomar aspirina e certos medicamentos anti-inflamatórios, pois podem aumentar o sangramento.

Qualquer orientação adicional será repassada pelo Dr. Etienne e por sua equipe.

Recuperação da cirurgia de otoplastia

O processo de recuperação dependerá do tipo de cirurgia a que a pessoa será submetida.

Dr. Etienne, após a cirurgia, aplicará um curativo nas orelhas. O curativo permanecerá no local por vários dias. Depois de ter o curativo removido permanentemente, pode ser necessário que o paciente utilize uma faixa protetora sobre as orelhas, especialmente à noite. Isso pode impedir que as orelhas sejam puxadas para a frente durante o sono.

Você pode sentir, após o procedimento:

  • dor por alguns dias;
  • dormência e formigamento por várias semanas;
  • hematomas leves por cerca de 2 semanas.

É possível que você possa:

  • lavar o cabelo no dia seguinte a cirurgia;
  • nadar entre quatro a seis semanas;
  • voltar para a escola ou trabalho entre uma e duas semanas;
  • participar de esportes de contato, após 12 semanas.

Dr. Etienne agendará algumas consultas pós-operatórias com você, para acompanhar de perto a sua recuperação.

Videos

A cirurgia da orelha em abano (otoplastia) deixa cicatrizes?

A cicatriz desta cirurgia é praticamente invisível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar “quase imperceptível”, mesmo em algumas técnicas que utilizam pequenas incisões na face anterior.

Qual o tipo de anestesia utilizada na cirurgia de otoplastia?

Crianças: anestesia geral. Adultos: anestesia local com ou sem sedação (a critério).

Qual o período de internação após a cirurgia de otoplastia?

Meio período a 1 dia, dependendo do tipo de anestesia e idade do(a) paciente.

Quanto tempo demora a cirurgia de otoplastia?

Geralmente em torno de 90 a 120 minutos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Dr. Etienne poderá lhe informar quanto ao tempo total.

Quais os riscos da cirurgia de otoplastia?

O perigo não é maior ou menor que aquele de se viajar de automóvel, avião ou mesmo o simples atravessar de uma rua.

Há dor no pós-operatório da otoplastia??

Certo incômodo poderá ocorrer no pós-operatório. Quando houver esta intercorrência, poderemos combatê-la com analgésicos comuns.

Como é o curativo da cirurgia de otoplastia?

Faz-se a proteção da cicatriz com curativos pequenos. Protege-se a orelha (principalmente em crianças), nos primeiros dias com uma espécie de touca, a fim de evitar traumatismos locais. Em alguns casos, recomenda-se o uso das faixas.

Quando são retirados os pontos da cirurgia de otoplastia? Há dor?

Em torno do 8º dia. Não existe dor na retirada.

Em quanto tempo se atingirá o resultado definitivo?

Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 80 % do resultado almejado. Após 12 semanas, o resultado será definitivo.

Não há o risco de voltar a "orelha abano” após a cirurgia?

Desde que devidamente conduzida a cirurgia, o resultado será definitivo. Convém salientar que uma leve assimetria poderá ocorrer, pois, mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais, não apresentam simetria absoluta.

Quais são os diferentes tipos de otoplastia?

A forma mais comum de otoplastia é a cirurgia de pinçamento da orelha, usada para deixar as orelhas menos proeminentes, aproximando-as da cabeça. A otoplastia também pode ser usada para fazer as orelhas parecerem menores ou maiores ou para remodelar uma parte da orelha, por exemplo, para tornar os lóbulos menores ou remover uma protuberância na borda externa da orelha. A cirurgia da orelha também pode ser usada para corrigir defeitos de nascença ou danos causados ​​por traumas, como lóbulo da orelha rasgado devido a perfuração da orelha. cirurgicamente.

Qual a melhor idade para fazer uma otoplastia?

A cirurgia de remodelagem da orelha é comumente realizada em crianças, em alguns casos com até 5 anos de idade, ao contrário de outras cirurgias plásticas. As orelhas geralmente atingem o tamanho adulto por volta dessa época e muitos pais acreditam que, realizando o procedimento precocemente, podem evitar o bullying ou provocação que pode ocorrer devido a essa característica física. A otoplastia também é comumente realizada em adolescentes e adultos de todas as idades.

Quem é um bom candidato à otoplastia?

Candidatos ideais são aqueles que desejam alterar o tamanho, o formato ou a proporção de suas orelhas e são realistas quanto ao resultado esperado do procedimento. A maioria dos pacientes com boa saúde geral pode se submeter a uma cirurgia de remodelagem da orelha.

O que posso esperar após a cirurgia?

Você pode voltar para casa, depois de se recuperar da anestesia, embora precise de alguém para levá-lo. Após a cirurgia, alguma sensibilidade ou desconforto são esperados. Efeitos colaterais, como inchaço, hematomas e vermelhidão são comuns e duram cerca de uma semana. A camada de curativo cirúrgico sobre suas orelhas pode interferir temporariamente em sua audição, embora a cirurgia em si não afete sua capacidade de ouvir.

O que posso fazer após a cirurgia de otoplastia?

Use uma camisa de botão frontal e durma de costas, com a cabeça e o pescoço elevados para diminuir o inchaço, durante a primeira semana após a cirurgia. Evite curvar-se, o que aumenta a pressão na área da orelha. A maioria dos pacientes volta ao trabalho ou à escola no período de uma semana a dez dias, embora exercícios extenuantes e esportes de contato devam ser evitados por um mês.

Quais são os riscos da cirurgia da orelha?

Existem algumas complicações potenciais. Tais complicações podem incluir infecção, cicatrizes visíveis e assimetria, embora a otoplastia seja geralmente muito segura. Observe que não há risco de alteração auditiva, pois este procedimento não afeta o ouvido interno.

Orientações Pós-Operatórias

  • Não há restrições de posicionamento para dormir. Procure a posição mais confortável para um sono reconfortante.
  • Evitar dirigir automóveis no pós-operatório imediato.
  • Tome seu banho de corpo inteiro no dia seguinte da alta, tomando o cuidado de não molhar o curativo.
  • O curativo será retirado em até 24 horas de pós-operatório e trocado por fita de bailarina para as mulheres e testeira de tenista para os homens, que deverão ser usados por um período de 30 dias. Os homens poderão usar um boné caso queiram disfarçar a testeira.
  • Lavar as orelhas operadas utilizando-se o sabão receitado para tal. Usar uma toalha de rosto, especialmente reservada para enxugá-las e outra toalha para o resto do corpo.
  • É necessário tomar os analgésicos prescritos nas horas certas. Mesmo assim é possível um certo desconforto nas orelhas operadas nos primeiros 02 dias de pós-operatório.
  • Não há necessidade de repouso no leito no pós alta. Tente refazer suas atividades normais dentro dos limites colocados acima. Não fique dependente. Você não está doente e pode fazer 90% de suas atividades cotidianas.
  • Fique afastada(o) dos afazeres domésticos mais pesados por pelo menos 20 dias.
  • Qualquer esporte com bola (vôlei, basquete, futebol, sinuca, boliche, ping-pong, squash, tênis, etc.) está proibido por 30 dias.
  • Ir à piscina ou à praia está permitido após 20 dias desde que se use chapéus de aba larga da cor preta que cubram totalmente as orelhas e se evite a exposição ao sol.
  • Ir ao consultório regularmente, como solicitado, para avaliação, drenagens linfáticas e evolução da cirurgia.


Open chat