Mamoplastia de Aumento

O tamanho, o formato e a proporção dos seios desempenham um papel único na autopercepção, no senso de equilíbrio físico, na feminilidade e na confiança de cada mulher

Aumento de Mama

Os seios são uma característica marcante do corpo de uma mulher. Significam feminilidade, sexualidade e beleza. Quando seu tamanho e forma não correspondem ao resto do corpo, isso pode ter um impacto profundo na autoconfiança da mulher. A mamoplastia de aumento ou cirurgia de prótese de mama, como também é conhecida, pode ir além do desejo de querer aumentar os seios; é um procedimento comumente realizado para restaurar o volume mamário, após extrema perda de peso ou gravidez, podendo associar, nesses casos, uma retirada de pele.

Se você quer fazer um implante de prótese de silicone, clique aqui e agende uma consulta com o Dr. Etienne de Miranda Soares.

O que é mamoplastia de aumento?

A mamoplastia de aumento é uma cirurgia realizada para aumentar o tamanho das mamas. Este procedimento também pode restaurar o volume da mama perdido após a redução de peso ou gravidez, alcançar uma forma mais arredondada da mama ou ainda, melhorar a assimetria natural do tamanho dos seios. Com várias opções de tipos e tamanhos de implantes, além de técnicas cirúrgicas, esse procedimento oferece uma gama de possibilidades que podem proporcionar um visual natural, equilibrado e bonito.

A cirurgia de prótese de mamas não corrige seios caídos. Pacientes com essa condição podem precisar de uma cirurgia de elevação mamária, conhecida como mastopexia. Como qualquer operação, a cirurgia de aumento dos seios envolve anestesia, incisões e um período de recuperação posterior. No entanto, o processo costuma ser mais rápido e confortável do que as pacientes esperam.

Benefícios do aumento da mama

A mamoplastia de aumento é muito mais do que simplesmente aumentar os seios. Conheça alguns dos benefícios:

  • seios mais proporcionais em relação ao resto do corpo;
  • restauração de seios após a gravidez e amamentação;
  • simetria entre seios que diferem em tamanho e em forma;
  • reversão de deformidades das mamas, incluindo mamas tuberosas;
  • levantar seios pequenos que apresentaram leve flacidez ao longo do tempo;
  • melhor ajuste à roupa, o que por sua vez aumenta a autoconfiança em sua aparência.

Embora haja inúmeros benefícios do aumento dos seios, a cirurgia não é adequada para todos. O Dr. Etienne fará uma avaliação em seus seios para compreender suas expectativas e determinar se o aumento dos seios com implantes é a melhor escolha para você.

Tipos de incisões para próteses mamárias

Saiba a seguir, onde as incisões podem ser realizadas:

  • dentro da axila (transaxilar) que elimina todas as cicatrizes visíveis na mama. No entanto, essa abordagem pode aumentar o risco de infecção e pode não fornecer o posicionamento mais preciso dos implantes. Os implantes tendem a cair para lateral e a cicatriz é perceptível na axila. A sensibilidade pode ser afetada com mais frequência por esta abordagem, porque muitos dos nervos entram na mama pela lateral;
  • no sulco na parte inferior da mama (inframamária). Esta é a posição de incisão mais comum, permitindo ao cirurgião um amplo acesso para colocar os implantes com precisão e acomodando quase qualquer tipo e tamanho de implante;
  • Ao redor da aréola (periareolar). A aréola é a pele pigmentada que envolve o mamilo.

Não importa qual incisão você escolha para sua cirurgia de aumento de mama, Dr. Etienne terá o cuidado de otimizar sua cicatrização para ajudar a minimizar a aparência da cicatriz. Ele fecha todas as suas incisões em camadas discretas para minimizar a tensão nas incisões e permitir que seu corpo se recupere com mais naturalidade.

Quais os formatos das próteses de silicone?

Os implantes podem ser de formatos anatômicos ou redondos. Saiba mais sobre a diferença entre ambos.

Implantes anatômicos, também conhecidos como implantes em forma de gota, podem ser usados para fins estéticos ou reconstrutivos. Esses implantes têm a superfície texturizada e imitam a forma natural da mama, portanto, são muito úteis na reconstrução, após a mastectomia, em que o formato dos seios é totalmente dependente do implante, porque não há nenhum tecido mamário natural sobre ele.

Os implantes mamários redondos podem ser texturizados ou lisos. Uma forma natural ainda pode ser alcançada com um implante redondo, já que o implante é geralmente 80% preenchido, o silicone se junta à parte inferior do implante, quando na vertical, dando aos seios uma aparência de formato de pêra natural, se observado de perfil.

Quais os perfis das próteses de silicone?

Os perfis, ou alturas dos implantes mamários são: perfil baixo, moderado, alto e super alto.

Um perfil de implante é uma medida de sua projeção, ou seja, o quanto se projeta para frente. O perfil afeta o formato da mama, já que um implante de baixo perfil geralmente aparece menos projetado e mais largo em diâmetro, portanto, pode dar à mama uma aparência mais “achatada”. Já um implante de perfil alto é mais estreito e se projeta mais, dando à mama uma aparência mais “arredondada”. Os implantes de perfil super alto proporcionam uma ótima projeção e, para isso, o implante costuma ser 100% preenchido, o que pode tornar a mama muito mais rígida ao toque.

Entre em contato com Dr. Etienne, para escolher o implante certo para você. Ele avaliará a forma e o tipo de seu corpo, medirá a largura e a altura dos seios e estimará o volume natural dos seios antes de recomendar um tipo específico de implante para você. Pergunte-lhe sobre as razões que alicerçam a sua preferência e lembre-se de que um tipo de implante pode ficar bem em uma pessoa, mas pode ter dimensões totalmente desproporcionais na estrutura corporal de outra pessoa.

A cirurgia de prótese mamária é indicada para você?

Existem várias razões diferentes pelas quais nossas pacientes optam por se submeterem ao aumento de mama. Algumas incluem o equilíbrio do tamanho dos seios, compensando o tamanho reduzido dos seios após a gravidez ou correção de um defeito congênito da mama, como seios tubulares. Não importa o porquê você esteja procurando este procedimento, os seguintes fatores serão considerados para determinar se a cirurgia de aumento de mamas é indicada para você:

  • boa saúde física;
  • entender que a flacidez excessiva da pele pode exigir que você considere uma cirurgia de mastopexia, além do aumento dos seios. Isso será determinado em sua consulta de avaliação inicial;
  • se você fuma, será solicitado que você pare de fumar por algumas semanas antes e após a cirurgia, para evitar complicações potenciais relacionadas à nicotina;
  • realidade em suas expectativas;
  • razões saudáveis ​​para querer aumento do peito. O procedimento deve ser feito apenas para você e não para agradar um parceiro ou outras pessoas em sua vida;
  • disponibilidade para tirar um período para a recuperação. Ao se permitir um tempo para descansar e se recuperar após a cirurgia, você pode reduzir o risco de muitas complicações e estimular uma recuperação saudável.

Como é o pós-operatório de implante de silicone?

Uma das principais dúvidas das pacientes refere-se aos cuidados no pós-operatório de implante de silicone. O sucesso do procedimento cirúrgico depende muito dos cuidados pós-operatórios.

Entre os cuidados, que deverão ser tomados pelas pacientes, para garantir um pós-operatório de implante de silicone mais tranquilo e eficaz estão:

  • use sutiã cirúrgico;
  • evite qualquer tipo de movimento brusco com os braços nos primeiros 30 dias;
  • não pegue peso ou faça qualquer atividade extenuante;
  • realize fisioterapia pós-operatório, conforme orientação médica;
  • tome a medicação prescrita corretamente;
  • use roupas largas que lhe darão mais conforto, durante o período de recuperação;
  • coma alimentos nutritivos. Uma dieta saudável ajudará seu corpo, durante o processo de cicatrização. Consumir muita proteína magra, frutas e vegetais.

Esses são cuidados que devem ser estendidos por, pelo menos, um mês. É essencial que a paciente tenha consciência de que o pós-operatório de implante de silicone influenciará os resultados obtidos, que devem ser definitivos entre 4 a 8 semanas, após a realização da cirurgia.

Escolhendo seu cirurgião plástico

A escolha de um cirurgião plástico é fundamental para uma operação segura e bem-sucedida, quando você decidir submeter-se a cirurgia de aumento dos seios. Dr. Etienne é um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com amplo conhecimento e experiência na área de cirurgia plástica estética e reconstrutora.

Você quer saber mais sobre a cirurgia de mamoplastia de aumento? Clique aqui.

Desejando agendar uma consulta, basta clicar no link “agende sua consulta” ou ligue agora para (31) 3324-1832.

Videos

A cirurgia de aumento das mamas deixa cicatrizes?

Felizmente, esta cirurgia permite-nos posicionar as cicatrizes bastante disfarçadas, o que é muito conveniente nos primeiros meses. Para melhor esclarecê-la sobre a evolução cicatricial, vamos relatar os diversos períodos pelos quais as cicatrizes passarão.

  • Período imediato: vai até o 30ºdia e apresenta-se com aspecto pouco visível. Alguns casos apresentam uma discreta reação aos pontos ou ao curativo.
  • Período mediato: vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período há o espessamento natural da cicatriz, bem como inicia-se uma mudança de cor da mesma, passando para mais escuro (do vermelho para o marrom) que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.
  • Período tardio: vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente, atingindo o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia, no tocante à cicatriz, deverá ser feita após este período.

Onde ficam localizadas as cicatrizes na cirurgia de mamoplastia?

Alguns cirurgiões as situam no polo inferior da mama e no sulco formado entre a mama e o tórax. Outros, na área da aréola, e até mesmo na axila.

Existe correção para as cicatrizes hipertróficas e queloides?

Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, com a evolução natural do período mediato da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida com Dr. Etienne, que fará a avaliação do estado em que se encontra a cicatriz.

Como ficarão minhas novas mamas, em relação ao tamanho e consistência?

As mamas terão sua consistência e forma melhoradas com a intervenção cirúrgica. Neste caso, pode-se escolher o novo volume, pois há vários tamanhos de próteses de silicone. Deverá existir uma harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax, característica que deve ser preservada no planejamento da cirurgia. A mama operada passará por vários períodos evolutivos, como segue.

  • Período imediato: vai até o 30º dia. Neste período, apesar das mamas se apresentarem com aspecto bastante melhorado, sua forma e volume ainda estão aquém do resultado planejado. Lembre-se desta observação:

NENHUMA MAMA SERÁ “PERFEITA” NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO.

  • Período mediato: vai do 30º dia até o 3º mês – Neste período, a mama começa a apresentar uma evolução que tende à forma definitiva. São características deste período um maior ou menor grau de “inchaço” das mamas; além disso, o aspecto cicatricial encontra-se em plena fase de transição (ver item 1º). Apesar da euforia da maioria das pacientes, já neste período, costumamos dizer às mesmas que seu resultado ficará melhor ainda.
  • Período tardio: vai do 3º até o 18º mês. É o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade, etc.) É neste período que costumamos fotografar os casos operados, a fim de compará-los com o aspecto pré-operatório de cada paciente. Tem grande importância no resultado final, o grau de elasticidade da pele das mamas, bem como o volume da prótese introduzida. O equilíbrio entre ambos varia de caso para caso.

Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo da cirurgia de mamoplastia?

Apesar do resultado imediato ser muito bom, somente na fase mencionada como “período tardio” (vide item anterior) é que as mamas atingirão sua forma definitiva.

No caso de nova gravidez, o resultado da mamoplastia permanecerá ou ficará prejudicado?

O seu ginecologista lhe dirá da conveniência ou não de nova gravidez. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde que aquele especialista controle seu aumento de peso na nova gestação. Geralmente não há problema da nova gravidez interferir no resultado, já que a cirurgia é realizada habitualmente “fora do tecido mamário”.

O pós-operatório da cirurgia de mamoplastia é doloroso?

Geralmente, não. Este pós-operatório é bastante confortável, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços nos primeiros dias. Eventualmente, poderá ocorrer manifestação dolorosa, que facilmente cederá com os analgésicos receitados pelo seu médico. Evite a automedicação.

Quais os riscos da cirurgia de mamoplastia?

Raramente a cirurgia plástica de aumento mamário determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente, além de ponderarmos sobre a conveniência ou não da utilização das próteses de silicone, assim como sobre suas eventuais complicações.

Qual o tipo da anestesia utilizada na cirurgia de mamoplastia?

Anestesia geral; peridural ou local; dependendo do caso.

Quanto tempo dura o ato cirúrgico da cirurgia de mamoplastia?

Em média de 90 minutos até 120 minutos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Dr. Etienne poderá lhe informar quanto ao tempo total.

Qual o período de internação após a cirurgia de mamoplastia?

De meio dia a 24 horas.

São utilizados curativos na cirurgia de mamoplastia?

Sim. Curativos elásticos e modeladores, especialmente adaptados a cada tipo de mama. São trocados diariamente pela própria paciente, sem qualquer dificuldade, quando orientada pelo cirurgião.

Quando são retirados os pontos da cirurgia de mamoplastia?

Após o 8º dia pós-operatório.

Quando poderei tomar banho completo após a mamoplastia?

Dependendo do caso, até no dia seguinte à cirurgia. Tudo irá depender da evolução da sua cirurgia, assim como o tipo de curativos, observando-se apenas os cuidados especiais que serão ensinados pelo seu médico.

Qual a evolução pós-operatória da mamoplastia?

Você não deve se esquecer que, até que se atinja o resultado almejado, as mamas passarão por diversas fases. Caso lhe ocorrer a preocupação no sentido de “desejar atingir o resultado definitivo antes do previsto”, não faça disto motivo de sofrimento: tenha a devida paciência, pois seu organismo se encarregará espontaneamente de dissipar todos os transtornos imediatos. Evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu médico, que lhe dará os esclarecimentos necessários para sua tranquilidade.

Quando poderei retornar aos meus exercícios após a cirurgia de mamoplastia?

Depende do tipo de exercícios. Aqueles relativos aos membros inferiores, poderão ser reiniciados entre 10 a 15 dias, evitando-se o “alto impacto”. Para exercícios que envolvam o tórax, geralmente deve-se aguardar além de 30 a 45 dias, pelo menos.

O que é retração da cápsula?

É uma retração exagerada da cápsula fibrosa normal (que se forma em torno da prótese), causando certo grau de endurecimento à região quando palpada. Alguns casos estão sujeitos à retração; entretanto, se isto ocorrer, as próteses poderão e deverão ser retiradas através das mesmas cicatrizes.

Em caso de utilização de próteses infláveis, poderá ocorrer, em poucos casos, um certo esvaziamento, o que determinará a reavaliação do caso. Pelo fato das próteses infláveis desenvolverem apenas uma tênue cápsula fibrosa que raramente levam ao endurecimento da mama, em alguns casos, pode-se sentir a presença da prótese, palpando-se levemente as mamas.

Em caso de esvaziamento, esta palpação poderá ser mais acentuada. Posteriormente, cirurgião e paciente deverão ponderar sobre a conveniência ou não da reintrodução de outras próteses, um diferente plano de introdução ou outra conduta que melhor se adapte ao caso.

A retração da cápsula ou o esvaziamento da prótese nunca refletem imperícia do cirurgião, mas um comportamento reacional atípico do organismo das pacientes à presença das próteses de silicone.

Não cabe ao cirurgião qualquer responsabilidade em gastos futuros com reintervenções que porventura sejam necessárias, decorrentes de retrações capsulares, endurecimento das mamas, rupturas tardias das próteses ou seu eventual esvaziamento. Atualmente, o número de retrações de cápsula diminuiu bastante, devido ao advento de inovações técnicas introduzidas na cirurgia plástica.

Quais os materiais das superfícies das próteses mamárias?

As próteses de silicone de mama são todas preenchidas por gel coesivo de silicone. As superfícies, no entanto, podem variar entre lisa, texturizada e de poliuretano. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens que serão discutidas durante a consulta com Dr. Etienne.

Orientações Pós-Operatórias

  • Não dormir de bruços. Prefira dormir de barriga para cima ou de lado, sem comprimir a mama operada.
  • Não levantar os braços acima da altura dos ombros. Os antebraços e as mãos têm as movimentações livres.
  • É permitido pentear os cabelos, escovar os dentes, lavar e maquiar o rosto, datilografar, digitar, tocar piano, até no dia seguinte da operação, desde que com movimentos mais lentos e cuidadosos.
  • Não levantar pesos acima de 03 quilos nem carregá-los pelas mãos ou pendurados nos ombros.
  • Evitar dirigir automóveis nos primeiros 20 dias de pós-operatório. Coloque o cinto de segurança de modo não comprimir as mamas.
  • Assim que liberada para tomar banho completo, geralmente após 3-5 dias, proceda da seguinte forma. Retire cuidadosamente a cinta, entre no chuveiro e lave o abdome com o sabão receitado. Enxague. Complete o banho. Enxugue as mamas com uma toalha de rosto limpa que estará separada apenas para enxugá-lo nos outros dias, ou com secador de cabelos. Enxugue o resto do corpo com outra toalha comum. Complete o pós banho. Coloque imediatamente a cinta. Não se preocupe com a fita de micropore, pois não sai no banho.
  • Antes desse período, os curativos não devem ser molhados. O restante do corpo poderá ser banhado normalmente, na medida do possível. Os cabelos poderão ser lavados em salão de beleza. Se soltarem basta retirá-las e colocar uma nova fita, conforme a anterior.
  • Não há necessidade de repouso no leito no pós alta. Tente refazer suas atividades normais dentro dos limites colocados acima. Não fique dependente. Você não está doente e pode fazer 90% de suas atividades cotidianas.
  • Fique afastada dos afazeres domésticos mais pesados por pelo menos 20 dias.
  • Qualquer esporte com bola (vôlei, basquete, futebol, sinuca, boliche, pingue-pongue, tênis, etc.) está proibido por 3 meses.
  • Piscina ou praia estão permitidas após 20 dias desde que se use maiôs ou biquínis da cor preta que cubram totalmente as cicatrizes e se evite a exposição ao sol. O ato de praticar a natação está proibido por 3 meses.
  • Comparecer ao consultório regularmente para as drenagens linfáticas pós operatórias, evolução das cicatrizes e forma das mamas operadas.
  • Os pontos serão retirados conforme cada caso. Após a retirada dos pontos iniciar massagem no local da cicatriz com óleo ou medicamento, conforme prescrito.


Open chat