Rinoplastia bh A cirurgia plástica é muito popular na busca de melhorias estéticas, o que acaba criando uma visão um tanto pejorativa sobre esse segmento da medicina. Na verdade a cirurgia plástica tem grande responsabilidade em casos de recuperação de grandes traumas provocados por acidentes, queimadoras, assim como deformações de nascença. E a rinoplastia é uma das técnicas que têm grande relevância entre as cirurgias reconstrutivas.

Absurdo

Há pouco mais de dois anos um ato de extrema brutalidade no Afeganistão chocou o mundo. Uma jovem, então com 18 anos, que tentava fugir de um casamento forçado, foi cruelmente torturada por seu marido, que não se satisfez em espanca-la, mas também decepou seu nariz e parte das orelhas. Depois disso, ele a abandou para que morresse nas montanhas. Pouco depois a menina ficou conhecida, após estampar a capa da revista Time, em que mostrava as cicatrizes da truculência que as mulheres sofrem em seu país. Hoje, ela vive nos Estados Unidos, onde irá passar por uma cirurgia para reconstruir a parte que foi mutilada.

Operação

A equipe que cuidou da jovem nos Estados Unidos desenvolveu uma prótese, mas recentemente anunciaram que conseguirão chegar a uma solução definitiva. O procedimento de reconstrução do nariz decepado é uma cirurgia complexa, que irá exigir da equipe médica a remoção de fragmentos de ossos, cartilagens e pele de outras partes do corpo, para que se consiga moldar um novo nariz. A operação ainda não tem data marcada, mas certamente é uma mostra de como a cirurgia plástica pode devolver o bem estar para quem sofreu traumas gravíssimos. De acordo com os médicos norte-americanos que atenderam a jovem, ainda no Afeganistão,  a deformação causou um transtorno psicológico tão profundo, que varias vezes ela era flagrada batendo a cabeça contra o chão, devido ao grande sofrimento. Às vezes o que se busca não é beleza, e sim poder ser olhar no espelho.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA