Rinoplastia bh Na medicina as nomenclaturas para identificar doenças, órgãos, procedimentos e medicamentos seguem padrões científicos, assim como adotam lógicas etimológicas para se nomear tudo que está envolvido em seu universo. O mesmo é válido para cirurgias plásticas, como a rinoplastia, por exemplo, que é um nome totalmente esquisito, mas designa um dos mais populares procedimentos cirúrgicos do mundo, que é a cirurgia plástica do nariz. Etimológicamente, “rino”, é uma palavra de origem grega rhinos, que significa nariz, da mesma forma que “plastia”, que também tem origem grega “plastos”, que por sua vez corresponde a modelar.

Procedimento popularizado

A rinoplastia, ou cirurgia do nariz, como preferir o leitor, é um procedimento extremamente popular em que se permite, de acordo com sua etimologia, literalmente remodelar o nariz. Os motivos que levam um paciente a procurar um cirurgião plástico para realizar a operação podem ser de natureza estética ou reconstrutiva, em que ambas promovem um bem-estar ao paciente, tornando sua aparência mais harmônica ou otimizando a respiração, ou até mesmo os dois. Na grande maioria dos casos, as cirurgias não duram mais que três horas e o paciente tem alta no mesmo dia.

Resultados harmônicos e funcionais

Em uma rinoplastia de finalidade estética geralmente se pode operar praticamente todas as áreas que formam o nariz, como dorso, ponta, narinas e septo, em que são feitas alterações de formato para atingir um resultado desejado pelo paciente, dentro das limitações que o especialista diagnosticar. Já uma cirurgia de finalidade reconstrutiva é muito aplicada em casos de traumas, deformações ou deficiência de formação. Geralmente se busca uma solução que permita um resultado visual mais próximo de um nariz convencional, assim como corrigir danos estruturais para que não apenas se consiga um formato harmônico, mas também para que se reestabeleça as funções respiratórias, corrigindo desvios e eliminando obstruções.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA