Blog

Dismorfofobia ou síndrome de Quasimodo

29/04/2010
Autor: Dr. Etienne Soares Miranda | CRM-MG 38222 | RQE 17446 e 19467

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é um transtorno mental que se caracteriza por afetar a percepção que o paciente tem da própria imagem corporal, levando-o a ter preocupações irracionais sobre defeitos em alguma parte de seu corpo.

 

O TDC (também conhecido como Complexo de Quasimodo graças ao personagem principal do clássico “O Corcunda de Notredame”), pode tornar a pessoa obcecada por cirurgias plásticas.

Os primeiros sinais do problema surgem na adolescência e apresenta alguns sinais típicos: depressão, o uso excessivo de maquiagens e insatisfações exageradas com a aparência. O passo pode ser o de partir para as cirurgias plásticas, mas sem nunca estar feliz com os resultados.

Nos casos do transtorno, operar não resolve. O paciente passa por um grande desconforto e o médico também, pois, se realizar a cirurgia, vai sofrer com a insatisfação do paciente. E a insatisfação exacerbada é um sinal de que o médico não deve operar.

O paciente pode mudar o que não gosta, mas para que a queixa não seja superdimensionada, precisa de acompanhamento psicológico. Cabe ao médico conhecer o problema e não operar casos assim.

A dismorfofobia vem muito associada a outras doenças mais reconhecidas, como bulimia, anorexia, depressão.

Para mais informações sobre Cirurgia Plástica BH, visite a página Cirurgia Plástica BH no site do Dr. Etienne

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através do Instagram: @clinicasollos

Dr. Etienne Soares Miranda
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 38.222 | RQE: 17446 e 19467

Autor: Dr. Etienne Soares Miranda | CRM-MG 38222 | RQE 17446 e 19467
Open chat