Abdominoplastia

Músculos abdominais enfraquecidos, pele flácida, estrias e excesso de gordura podem resultar da gravidez e da perda de peso. A cirurgia de abdominoplastia pode ser a melhor maneira de conseguir uma silhueta mais firme e jovem.

Cirurgia do Abdômen

A abdominoplastia é o processo cirúrgico pelo qual os músculos abdominais separados (diástase) podem ser reparados, o excesso de pele pode ser removido e a gordura local pode ser retirada, resultando em um contorno mais firme, jovem e bonito.

Uma abdominoplastia é um esforço excepcionalmente escultural e artístico que requer uma combinação de profundo conhecimento da anatomia e visão estética para alcançar os resultados mais satisfatórios, indo além de simplesmente excisar pele e gordura.

Agende uma consulta com Dr. Etienne, para saber como uma cirurgia do abdômen pode refinar seu contorno corporal, quando a dieta e os exercícios não são suficientes.

O que é a abdominoplastia?

A abdominoplastia, também conhecida como cirurgia do abdômen, é uma cirurgia que permite tensionar os músculos abdominais e remover o excesso de pele e gordura para conseguir um abdômen mais reto e firme e uma cintura mais marcada.

A parede abdominal está sujeita a várias mudanças durante a vida, devido a fatores como obesidade, severa perda de peso pós-obesidade, gravidez, cirurgias e flacidez devido ao envelhecimento. Os músculos são separados na linha média durante a gravidez, passando por um processo chamado diástase, que faz que a parede abdominal pareça protuberante e dilatada.

A dermolipectomia abdominal é verdadeiramente um processo artístico, que leva em consideração todas as nuances dos elementos fundamentais de um contorno estético, atraente e natural da cintura e da barriga.

Este procedimento cirúrgico pode ser totalmente personalizado para atender às necessidades e aos objetivos exclusivos de cada paciente. Existem algumas variações da cirurgia de abdominoplastia, cada uma projetada para atingir certas áreas do corpo ou problemas específicos.

Uma abdominoplastia não deve ser realizada quando se está significativamente acima do peso, para se obterem os resultados mais bonitos. Os melhores resultados da abdominoplastia podem ser obtidos em mulheres ou homens com peso ideal ou próximo a ele antes da cirurgia.

Quando a abdominoplastia é recomendada?

A abdominoplastia é recomendada para homens e mulheres com boa saúde e que apresentam as queixas abaixo:

  • excesso de pele do abdômen;
  • excesso de gordura localizada do abdômen anterior e flancos;
  • contorno abdominal fraco ou saliente;
  • diástase (separação da linha média dos músculos abdominais);
  • um peso corporal dentro de 10% do ideal.

Quais são as técnicas de abdominoplastia?

A cirurgia de abdominoplastia pode remover o excesso de pele, reduzir o excesso de gordura por meio de técnicas de excisão direta e lipoaspiração, firmar, achatar e restaurar o contorno do músculo abdominal. O grau de excesso de pele, gordura e protuberância será diferente em cada indivíduo e há algumas técnicas disponíveis para sua correção. São elas:

  • Miniabdominoplastia: a miniabdominoplastia trata a região limitada abaixo do umbigo e acima da região pubiana, sendo ideal para excessos isolados nesta região;
  • Abdominoplastia modificada: uma abdominoplastia modificada corrige a pele anterior limitada e o excesso de gordura, bem como toda a diástase do reto;
  • Abdominoplastia clássica: uma abdominoplastia completa remove maior quantidade de pele e excesso de gordura localizada, repara diástase, retos e “reinsere” o umbigo;
  • Lipoabdominoplastia: abdominoplastia em conjunto com a lipoaspiração, que fornece contorno regional adicional (incluindo flancos e quadris), bem como modelagem aprimorada do contorno abdominal da linha média.

Consulta de abdominoplastia

A primeira consulta é uma oportunidade para Dr. Etienne ouvir e compreender seus desejos, examinar e avaliar suas necessidades físicas, informá-lo completamente sobre o procedimento ou tratamentos alternativos, revisar e responder perguntas e familiarizá-lo com nossa equipe.

Esteja preparado para conversar sobre, durante sua avaliação inicial:

  • seus objetivos cirúrgicos;
  • condições médicas, alergias a medicamentos e tratamentos médicos;
  • medicamentos, vitaminas, suplementos de ervas, uso de álcool, tabaco e drogas atuais;
  • cirurgias anteriores.

O sucesso e a segurança de seu procedimento de abdominoplastia dependem muito de sua total sinceridade durante a consulta. Serão feitas várias perguntas sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.

A consulta é o momento de discutir todas as dúvidas com Dr. Etienne.  É muito importante que você compreenda todos os aspectos do procedimento de abdominoplastia. É natural sentir alguma ansiedade, seja por empolgação com o seu novo visual antecipado ou por um pouco de estresse pré-operatório. Fique à vontade para conversar sobre esses sentimentos com Dr. Etienne.

Convidamo-lo para uma consulta em nosso consultório na cidade de Belo Horizonte. Clique aqui e agende sua consulta.

Videos

Perguntas frequentes

Como é realizada a cirurgia de abdominoplastia?

A maioria dos procedimentos de abdominoplastia utiliza uma incisão horizontal acima da linha púbica que é feita apenas enquanto o excesso de pele exigir, geralmente dentro dos ossos do quadril. Embora uma incisão de extensão cesariana possa ser usada como acesso para o reparo da diástase retal, não é suficiente para remover o excesso de pele. A posição da incisão resultante é mantida a mais baixa possível e a maioria pode facilmente cobri-la com roupas íntimas normais ou um biquíni.

O excesso de pele e gordura acima da região púbica e da parte inferior da barriga são retirados e o procedimento concluído, quando a miniabdominoplastia é realizada. Quando há diástase do reto e excesso de pele e gordura mais pronunciados, essa incisão também dá acesso à musculatura da parede abdominal. Se houver hérnia, ela será isolada e reduzida e a correção da hérnia será realizada.

O reparo da diástase dos músculos abdominais é realizado como uma “plicatura longa”, fixando a separação dos músculos retos do xifóide (osso do peito) até o osso púbico, efetivamente achatando e estreitando a secção mediana. Quando o excesso de pele é leve ou moderado, é realizada a abdominoplastia modificada, sem qualquer incisão no umbigo ou ao redor do umbigo nativo. Com excessos moderados e graves, um procedimento clássico envolve a reconfiguração do umbigo, proporcionando um máximo de aperto e achatamento do contorno abdominal anterior.

Dr. Etienne recomenda a lipoaspiração com abdominoplastia em muitos casos, para maximizar os contornos estéticos e esculturais do abdômen.

Onde fica a cicatriz da cirurgia de abdominoplastia e como é o processo de cicatrização?

A cicatriz resultante de uma dermolipecitomia localiza-se horizontalmente logo acima dos pêlos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdome a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar disfarçada sob as roupas de banho e passará por vários períodos de evolução, como se segue.

  • Período imediato: vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.
  • Período mediato: vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o onde mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes onde não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.
  • Período tardio: vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia do abdome deverá ser feita após este período.

Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo após a abdominoplastia?

Na resposta anterior foram feitas algumas ponderações sobre a evolução da cicatriz. Entretanto, resta ainda acrescentar algumas observações sobre o novo abdome, tange à sua consistência, sensibilidade, volume, etc.

  • Nos primeiros meses, o abdome apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeito a períodos de “inchaço”, onde regride espontaneamente.
  • Nesta fase, poderá ficar com aspecto de “esticado” ou “plano”. Com o decorrer dos meses, tendo-se iniciado os exercícios orientados para modelagem, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado, antes de 12 a 18 meses de pós-operatórios.

É verdade que será feito um novo umbigo?

Não. O seu próprio umbigo será transplantado e, se necessário, remodelado. Deve-se levar em conta que, circundando o umbigo, existirá uma cicatriz onde sofrerá a mesma evolução da cicatriz inferior (descrita no item no. 02). Várias técnicas existem para a reimplantação do umbigo. Todas elas são passíveis de futuras revisões cirúrgicas, caso venha a ser necessário. Isto acontece em decorrência da anomalia na evolução cicatricial de certas pacientes, e é passível de correção, mediante uma pequena cirurgia sob anestesia local, após alguns meses.

A dermolipectomia abdominal corrige aquele excesso de gordura sobre a região do estômago?

Nem sempre. Isto depende do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome). Se ele for do tipo curto, dificilmente será corrigido. Sendo do tipo longo, o resultado será mais favorável. Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) onde reveste essa área do corpo.

Poderei ter filhos futuramente? O resultado não será prejudicado?

O seu médico ginecologista lhe dirá da conveniência ou não de nova gravidez. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado por aquele especialista. Aconselhamos, entretanto, tenha todos os filhos programados antes de se submeter a uma dermolipectomia abdominal.

Ouvi dizer que o pós-operatório da dermolipectomia abdominal é muito doloroso. É verdade?

Não. Uma dermolipectomia de evolução normal não deve apresentar dor. O que existe é um grande equívoco por parte de certas pacientes, são operadas simultaneamente de cirurgias ginecológicas associadas à dermolipectomia e relatam dores pós-operatórias. Nem todos os cirurgiões costumam recomendar esta associação de cirurgias, por constituírem certo risco operatório, além de apresentarem inconvenientes como dores e resultados menos favoráveis.

Há perigo nesta operação?

Raramente a cirurgia de dermolipectomia traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Deve-se preparar cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras.

Quanto tempo dura o ato cirúrgico?

Em média 90 a 120 minutos. Este período poderá ser prolongado, se o caso demandar, principalmente se houver associação com lipoaspiração. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico. Esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

São utilizados curativos?

Sim. Curativos especiais, trocados periodicamente pela equipe do cirurgião.

Quando são retirados os pontos?

A retirada dos pontos poderá ser iniciada a partir do 8º dia, devendo ser feita de maneira seletiva, nos dias que se seguem. Raramente a retirada total passa de 3 semanas.

Quando poderei tomar banho completo após a abdominoplastia?

Geralmente após 3 dias.

Qual a evolução pós-operatória da abdominoplastia?

Você não deve se esquecer que, até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases são características deste tipo de cirurgia. No item 02, foi-lhe informado sobre a evolução cicatricial (até o 18º mês). No item 03, sobre a evolução da forma do abdome, bem como a sensibilidade, consistência, etc. Entretanto, poderá lhe ocorrer alguma preocupação no sentido de “desejar atingir o resultado final antes do tempo previsto”. Seja paciente pois seu organismo se encarregará de dissipar todos os pequenos transtornos intermediários. Evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser a nós transmitida. Daremos os esclarecimentos necessários para sua tranquilidade. Em algumas pacientes, ocorre uma certa ansiedade nesta fase, decorrente do aspecto transitório (edema, insensibilidade, aspecto cicatricial, etc.). Isto é passageiro e geralmente reflete o desejo de se atingir o resultado final o quanto antes. Lembre-se, nenhum resultado de cirurgia do abdome deverá ser considerado como definitivo antes dos 12 aos 18 meses. Em caso de pacientes muito obesas, poderá ocorrer, após o 8º dia, a “eliminação de razoável quantidade de líquido amarelado” por um ou mais pontos da cicatriz. Este fenômeno nada mais é do que o transudamento cirúrgico e a liquefação da gordura residual próxima à área da cicatriz que está sendo eliminada, sem que isso venha a se constituir como complicação. Existem recursos para evitar que esse vazamento ocorra em situações inoportunas.

Qual a anestesia utilizada na cirurgia de abdominoplastia?

O tipo de anestesia, a ser utilizada no procedimento cirúrgico, pode ser geral ou peridural. Nos casos em que procedimentos únicos devam ser realizados, uma epidural pode ser realizada, mas em procedimentos combinados é melhor realizar uma geral.

Será realizada visita ao anestesiologista cerca de 2 dias antes do procedimento, para realização de consulta médica geral dirigida ao conhecimento do histórico médico e do estado de saúde do paciente pelo anestesiologista. Alguns sedativos podem ser prescritos em caso de ansiedade ou insônia nos dias anteriores à intervenção.

Quanto tempo demora a cirurgia de abdominoplastia?

A cirurgia dura em média 3 horas se não for combinada com outros procedimentos. Começa com a aplicação de uma solução tumescente que contém medicamentos como a adrenalina para produzir vasoconstrição e diminuir o sangramento durante o ato cirúrgico. O anestesista fará um controle farmacológico da pressão arterial em seu ponto mais baixo permitido para controlar o sangramento mínimo.

Como me preparo para uma cirurgia de abdominoplastia?

A abordagem do Dr. Etienne para abdominoplastia e contorno abdominal após a gravidez ou perda de peso, como regra, é a de um “trabalho em equipe”: a segurança e a estética são maximizadas quando você realiza uma dieta balanceada e saudável e escolhas de estilo de vida, juntamente com um programa de exercícios físicos, após o qual, ele contornará e modelará para obter os mais belos resultados. Em geral, Dr. Etienne usa o índice de massa corporal (IMC, uma métrica que estima a gordura corporal e perfis de segurança com base na altura e peso), para auxiliar na determinação da candidatura à cirurgia. Um IMC ideal é alcançado em ou abaixo de 25 kg / m2. Nesse caso, a segurança e os resultados, geralmente, são mais satisfatórios. Um IMC acima de 27,5 kg / m2 é contraindicado à cirurgia.

Quais os cuidados pré-operatórios da abdominoplastia?

Algumas orientações devem ser seguidas sobre o preparo para a cirurgia. É importante conservar o jejum antes da cirurgia por, no mínimo, 12 horas, não ingerir bebidas alcoólicas pelo menos 2 dias antes e não fumar. Alguns medicamentos que o paciente esteja consumindo devem ser descontinuados, como a aspirina, com pelo menos 2 semanas de antecedência, e outros, como os hormônios da tireoide e anti-hipertensivos.

Como é a recuperação da abdominoplastia?

Você será acompanhado por nossa equipe, que irá monitorá-lo de perto e cuidar de todas as suas necessidades em âmbito hospitalar, após sua abdominoplastia no hospital Mater Dei. Você receberá alta para casa na manhã seguinte, desde que acompanhado por um familiar ou amigo.

Dr. Etienne de Soares Miranda recomenda ausentar-se do trabalho e atividades extenuantes por, no mínimo, duas semanas. A retomada das atividades leves pode começar no período de 7 a 10 dias. As suturas geralmente são removidas com 14 dias. O inchaço geralmente está presente por, aproximadamente, quatro semanas após a abdominoplastia. Ele se reduz substancialmente em oito semanas e a forma final é alcançada com até seis meses após a abdominoplastia.

Posso fazer exercícios depois de uma abdominoplastia?

Exercícios leves (elípticos, caminhada, esteira) podem ser retomados em torno de 15 a 20 dias, e exercícios mais vigorosos podem ser reconsiderados em oito semanas. Exercícios de fortalecimento do abdômen podem ser reiniciados após aproximadamente 12 semanas.

O que fazer no pós-operatório da abdominoplastia?

Dr. Etienne vê-lo-á algumas vezes durante as primeiras semanas após a cirurgia em seu consultório em Belo Horizonte e, depois, periodicamente durante o primeiro ano. Ele irá aconselhá-lo sobre o tempo de retorno aos exercícios e atividades irrestritas e estará sempre disponível para esclarecer quaisquer dúvidas ou discutir quaisquer assuntos relativos à recuperação e às atividades após o procedimento.

Como saber a melhor técnica de abdominoplastia para mim?

Dr. Etienne irá formular um plano de tratamento e aconselhá-lo sobre o melhor procedimento de abdominoplastia para você, levando em consideração suas necessidades físicas específicas e seus objetivos pessoais, não há duas abdominoplastias iguais e uma abdominoplastia é muito mais do que apenas remover o excesso de pele e gordura.

São necessários personalização, talento artístico, experiência, delicadeza e adesão aos mais altos padrões de certificação e credenciamento, para obtenção dos resultados mais seguros e bonitos. O cirurgião de abdominoplastia que você escolher realmente faz a diferença.

Saiba mais sobre a experiência do Dr. Etienne, clicando aqui.

A abdominoplastia elimina o excesso de gordura?

Uma abdominoplastia remove o excesso de pele e gordura e, na maioria das vezes, envolve o reparo da protuberância ou separação do músculo abdominal (diástase do reto).

Posso fazer uma lipoaspiração ao mesmo tempo que faço uma abdominoplastia?

Sim. Também conhecida como lipoabdominoplastia, a lipoaspiração é frequentemente usada em conjunto com uma abdominoplastia, para esculpir e remover o excesso de gordura.

Mulheres que têm uma ou mais das seguintes queixas são candidatas ideais para a abdominoplastia: diástase do reto (protuberância do músculo abdominal), excesso de pele abdominal, excesso de gordura abdominal.

Quais são os principais tipos de abdominoplastia?

Os principais tipos de abdominoplastia são: miniabdominoplastia, abdominoplastia modificada, abdominoplastia clássica ou completa e lipoabdominoplastia.

Devo fazer uma abdominoplastia completa ou miniabdominoplastia?

Uma miniabdominoplastia é apropriada para mulheres com uma pequena quantidade de pele ou com excesso de gordura, acima da região pubiana e abaixo do umbigo apenas. Mulheres, com maior sobra de pele, excesso de gordura e diástase do reto, geralmente necessitam de uma abdominoplastia completa.

Quando poderei voltar ao trabalho após a abdominoplastia?

O retorno ao trabalho geralmente ocorre entre 10 e 14 dias após a abdominoplastia (completa). Para aqueles que não necessitam de reparação dos músculos (diástase retal), o retorno ao trabalho é após aproximadamente 7 dias.

Onde será feita minha cirurgia de abdominoplastia?

Dr. Etienne de Miranda Soares realiza todos os seus procedimentos de abdominoplastia no Hospital Materdei, em Belo Horizonte.

Orientações Pós-Operatórias

Para mais informações sobre este tipo de cirurgia entre em contato conosco para maiores esclarecimentos.



Open chat