Blog

Cirurgia plástica em homens

26/04/2010
Autor: Dr. Etienne Soares Miranda | CRM-MG 38222 | RQE 17446 e 19467

Rinoplastia bh Não devemos aplicar à população masculina as mesmas técnicas e abordagens dos  tratamentos femininos. Embora os conhecimentos científicos utilizados sejam os mesmos, é necessário, assim como conhecemos a alma feminina,  também reconhecer a alma masculina, e suas peculiaridades não identificadas muitas vezes pelos próprios homens.

A  facilidade com que as mulheres lidam com os medicamentos na forma de cremes, não é a mesma dos homens, assim como os sinais que denunciam os tratamentos que foram realizados em um primeiro momento não são enfrentados da mesma maneira por homens e mulheres. Então, uma adaptação dos tratamentos se torna necessária. Quando as mulheres solicitam mudanças radicais, os homens esperam mudanças mais leves, suaves.

Os melhores candidatos para uma cirurgia plástica são pacientes que procuram melhoras e não perfeições. Devem ser fisicamente saudáveis, psicologicamente estáveis, e realistas em suas expectativas.

As cirurgias mais procuradas pelos homens e que proporcionam resultados bastante gratificantes são:

Blefaroplastia – Correção da flacidez palpebral. A escolha da técnica dependerá do cirurgião que irá discutir as vantagens e desvantagens de cada uma delas, com o seu paciente. No pós-operatório o  paciente pode voltar, com cuidado, às suas atividades normais após um período de 7 a 10 dias. Após 3 a 6 meses a área operada estará voltando ao normal, embora os resultados favoráveis sejam visíveis muito antes deste tempo. As atividades sociais e profissionais não são prejudicadas. As incisões são feitas em lugares estratégicos e com o passar do tempo se tornam praticamente invisíveis.

Correção da queda de supercílio  – Os supercílios, sobrancelha, às vezes sofrem uma queda, contribuindo para um ar cansado do paciente masculino. A retirada de um fuso de pele, sobre o supercílio, através de uma incisão realizada na borda dos pelos, corrige esta alteração. A cicatriz, por ser próxima aos pelos fica bem disfarçada. O resultado é bom, e pode acompanhar a cirurgia de Blefaroplastia. O pós-operatório é semelhante ao da Blefaroplastia

Correção de rugas faciais (Ritidoplastia, Ritidectomia ou Lifiting Facial) –

Embora os preenchimentos possam ser aplicados em casos mais leves, e também os peelings profundos encontrem utilização, para essa condição a cirurgia de Lifting Facial continua sendo amplamente utilizada, e é a que melhores resultados oferece. Através de uma incisão acima da orelha, excessos de pele são retirados, os músculos tratados, e se houver a presença de gordura localizada infra-mandibular, a papada, esta é tratada associadamente com lipoaspiração. As incisões que utilizam os cabelos e a orelha como locais de disfarce são bem aceitáveis, ficando pouco aparentes, Um curativo compressivo é realizado, que será retirado de 24 a 48 hs depois do procedimento. Os pontos são retirados de 1 semana a 10 dias. No pós-operatório surgem edemas e equimoses, que desaparecem em um curto período. O resultado final demora um período maior, cerca de 3 a 6 meses. O retorno as atividades é em cerca de 10 dias. Deve se evitar exercícios e exposição ao sol por períodos de 4 a 6 semanas.

Rinoplastia – É a correção da forma do nariz. A forma do nariz deve ser adaptada ao rosto do paciente, não só para os homens mas  também para as mulheres. Quando há necessidade de fratura do osso para o tratamento ou a correção do septo a anestesia geral é a mais segura e confortável. Para pequenas correções é possível utilizar a anestesia local com sedação. Não há necessidade de internação, permanecendo no Day Hospital por 12 a 18 hs . Uma imobilização do nariz é colocada, utilizando gesso, placas de alumínio ou plástico. Tampões intra-nasais freqüentemente são necessários. O tamponamento é retirado de 2 a 3 dias e as modelagens habitualmente em 5 dias. Fitas adesivas cirúrgicas podem ser mantidas por mais alguns dias protegendo a correção. Edema e equimoses são freqüentes e reduzem-se em poucos dias, embora um edema residual e mais leve possa permanecer por alguns meses. 80% do resultado da cirurgia serão vistoS ao retirar a modelagem. Mas o resultado final leva de 3 a 6 meses para se alcançar. Depois da cirurgia o paciente deverá evitar exercícios físicos mais pesados e exposição ao sol por 30 dias, findo os quais poderá ter vida absolutamente normal. Poderá voltar a suas atividades profissionais, desde que com os devidos cuidados  após uma semana ou até menos do que isso, conforme a evolução do pós-operatório.

Abdominoplastia – Pode ser realizada a dermolipecitomia ou a lipoaspiração.
Os homens não aceitam muito a cicatriz resultante da dermolipecitomia (Cirurgia de Abdômen), que fica restrita,  nos pacientes masculinos,  a correção de grandes dobras de pele resultantes de emagrecimento muito importante, como os que se seguem a regimes ou cirurgia bariátrica. A cirurgia é realizada sob anestesia peridural ou geral e o paciente permanece internado de um a dois dias. Na dermolipecitomia uma incisão é feita na parte mais baixa do abdômen, indo de uma borda óssea a outra. Um grande fuso de pele e gordura, cuja borda superior geralmente passa acima do umbigo é removido e a pele acima do umbigo é descida até encontrar a incisão inferior, à qual é unida por pontos internos e externos. Se houver afastamento dos músculos abdominais (diástase), ele será corrigido dando melhor resultado à cirurgia e até melhorando a postura do paciente. Quando existem “pneus” laterais ou gordura nas costas, a lipoaspiração é o tratamento indicado, proporcionando excelente resultado. Após a cirurgia o paciente deverá usar uma cinta por um período de 30 dias em média e poderá voltar a praticar exercícios normalmente, após dois a três meses.

Lipoaspiração – Os homens solicitam mais a lipoaspiração para tratamento da papada, dos flancos (pneuzinhos) e da barriga. Mas onde existe gordura localizada, a lipoaspiração pode ser utilizada com ótimos resultados. A anestesia pode ser a geral ou a peridural, embora para pequenos volumes se possa utilizar a técnica tumescente, com anestesia local. Depois da cirurgia usa-se uma modelagem elástica que poderá ser mantida entre uma a quatro semanas. O retorno à vida normal se faz rapidamente, exceto para exercícios físicos mais pesados que devem aguardar cerca de 30 dias.

Tratamento da Calvície – Os transplantes de cabelo tiveram seus resultados muito melhorados através do avanço técnico dos micro-transplantes. Hoje os resultados são mais naturais e quando realizados com boa técnica, quase imperceptíveis. Uma sessão de transplante de cabelo leva de 4 a 5 horas, onde cerca de mil transplantes com 2 a 3 fios cada um são realizados. Um curativo oclusivo é aplicado por 1 a 3 dias. Os fios transplantados crescem e caem depois de alguns dias. Após alguns dias os fios novos e definitivos começam a crescer novamente. Sessões em número de 3 a 4 com intervalos de 6 meses são necessárias dependendo da área a ser tratada. Os cabelos transplantados não voltam a cair, pois levam as propriedades que tinham na área doadora.

Para mais informações sobre Cirurgia Plástica BH, visite a página Cirurgia Plástica BH no site do Dr. Etienne

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através do Instagram: @clinicasollos

Dr. Etienne Soares Miranda
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 38.222 | RQE: 17446 e 19467

Autor: Dr. Etienne Soares Miranda | CRM-MG 38222 | RQE 17446 e 19467
Open chat