Blog

Os 2.500 anos da Rinoplastia

01/02/2013
Autor: Dr. Etienne Soares Miranda | CRM-MG 38222 | RQE 17446 e 19467

Rinoplastia bhA cirurgia plástica do nariz, ou rinoplastia, é um dos procedimentos mais populares da cirurgia plástica e tem objetivos estéticos e funcionais. As técnicas modernas permitem que as operações sejam realizadas com grande agilidade, com recuperação tranquila e resultados satisfatórios. Mas nem sempre a rinoplastia foi um procedimento tão corriqueiro e aparentemente simples, que nos permite sair com um nariz novo em menos de quatro horas. Pesquisas apontam que as primeiras rinoplastias foram realizadas em 500 a.C, na Índia e tinha finalidade funcional. Dá para imaginar que naquela época a coisa era menos delicada, sem bisturis forjados em aço cirúrgico, anestesia, analgésicos e muito menos qualificação humana.

Evolução

O procedimento começou a se tornar mais difundido no século XIX, quando a medicina buscava soluções para problemas de má formação, assim com reversões de traumas. Mesmo assim, os pacientes se queixavam dos resultados visuais, uma vez que a operação era apenas uma solução para garantir um fluxo de ar ao paciente e não para torná-lo mais bonito. Na virada para o século XX, tiveram início as cirurgias intranasais com fins estéticos. Já naquela época o procedimento previa a redução do dorso assim como remodelagem da cartilagem.

Excelência

Durante os últimos 115 anos diversas técnicas foram adotadas para permitir que a rinoplastia gerasse bons resultados visuais, como enxertos, novos métodos de incisão que permitiram maior precisão e menos sofrimento ao paciente. Hoje, as técnicas cirúrgicas garantem ao paciente muitas possibilidades de remodelar todo o nariz. Claro que é necessário respeitar as limitações das formas de cada nariz. Mesmo assim, as técnicas preconizam soluções que não deixam cicatrizes visíveis, tudo para possibilitar o melhor resultado e satisfação pessoal do paciente. Converse com seu médico sobre a vontade de fazer uma rinoplastia e procure boas indicações. Certamente você não terá dificuldades em encontrar um ótimo cirurgião.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através do Instagram: @clinicasollos

Dr. Etienne Soares Miranda
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 38.222 | RQE: 17446 e 19467

Autor: Dr. Etienne Soares Miranda | CRM-MG 38222 | RQE 17446 e 19467
Open chat